De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, apesar de surgirem notícias que podem prejudicar o mercado imobiliário, este continua em crescimento e a recuperar a confiança. O dinamismo tem crescido ao longo de 2014 e, se em Março o Índice de Dinamismo Imobiliário era de 45,6 pontos, em Maio já era de 49,6 e em Agosto atingia os 52,8.
Segundo Glauco, números que comprovam que o mercado imobiliário volta a mexer. A prova está igualmente no aumento do volume de transações globais. Em Março foram efetuadas 7.535, em Maio 8.196 e 9.029 em Julho.
Também o Indicador de Confiança na Construção tem vindo a subir e, apesar de continuar em terreno negativo, subiu de -45,2 pontos em Maio para -40,8 em Outubro. O mesmo aconteceu no Índice de Confiança da Mediação Imobiliária, que tem vindo a subir ao longo de todo o ano.
Glauco explica que para esta confiança contribuiu o investimento direto estrangeiro no imobiliário nacional. Em Fevereiro foram aplicados 83,5 milhões de euros, em Junho subiu para 127,4 milhões, e em Julho já estava nos 136,6 milhões de euros.
Valores sob gestão dos fundos imobiliários em queda
Os fundos de investimento imobiliário foram os únicos a registrar quedas ao longo do ano. Em Abril, o valor sob gestão era de 12,94 mil milhões de euros, baixando para 12,8 mil milhões em Julho e 12,75 mil milhões em Setembro.
Curiosamente, na fatia específica do arrendamento, o valor sob gestão de fundos de investimento imobiliário manteve-se praticamente inalterado este ano, com um valor na ordem dos 1,6 mil milhões de euros.