É normal que o ano já comece com muitas especulações no que diz respeito aos valores e preços do mercado imobiliário. Mesmo com o cenário político um tanto quanto abalado, a economia local do território brasileiro está bem estruturada para o setor de imóveis, o que garante uma estabilidade dos preços e, até mesmo, baixa dos valores, trazendo uma série de vantagens para os compradores de imóveis.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a tendência de manter os preços e em algumas regiões apostar na baixa dos mesmos é uma grande tendência principalmente por conta da oferta, que está em alta. São muito mais ofertas do que compradores, o que faz com que a venda só ocorra quando os preços são realmente favoráveis para aquele que está comprando. A valorização dos imóveis é algo que tende a acontecer nos próximos anos e, por isso, a ideia de comprar algo como um investimento para o futuro também é uma ótima opção para os investidores do momento.
Segundo Glauco, a valorização dos imóveis foi excessiva nos últimos anos, especificamente desde o ano de 2008. No mesmo período, a procura por imóveis novos e/ou seminovos também foi grande. E a valorização dos imóveis chegou forte até o ano de 2014, que foi quando os preços começaram a cair, colocando o comprador em uma situação mais favorável a si mesmo.
Sendo assim, destaca Glauco, é um momento bom para o mercado imobiliário brasileiro atual. Ao mesmo tempo em que o indivíduo conta com um preço baixo para comprar, ele tende a esperar alguns anos para realizar a revenda desse bem, apoiado pela valorização que se seguirá após a estabilidade dos preços atuais.
Construtoras de todo o território brasileiro contam com valores mais baixos para a venda de seus imóveis, sendo a “liquidação de imóveis” a principal estratégia das mesmas, que já de início nos últimos três meses do ano de 2014.