Categorias
Uncategorized

Valor de imóveis vai continuar a recuar no país

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a crise econômica está afetando um dos maiores mercados do Brasil, o imobiliário. O setor, que responde por cerca de dez por cento da economia nacional, vem registrando perdas inéditas. O Índice FipeZap, indicador com abrangência nacional, acumula neste ano alta de 1,50%, enquanto a inflação no mesmo período registrada pelo IPCA foi de 7,10%.

Para Glauco há projeção de que os preços continuarão a caminhar abaixo da inflação nos próximos meses. A previsão para o final de 2015 é que a variação nominal dos preços seja de 1%. Para junho de 2016, é projetada a persistência da queda de preços, e o índice pode ficar no terreno negativo.

As previsões são justificadas pela queda no crescimento do crédito imobiliário, pelo volume de imóveis novos ofertados, que ainda não mostrou sinais de retração, pela diminuição da massa salarial e pelos juros reais, em alta.

Outro fator que indica que os preços devem continuar caindo é que a desaceleração na concessão de novos financiamentos ainda não é refletida inteiramente no preço médio dos imóveis. Com isso, os preços, em termos reais, devem voltar para níveis de 2011 ao final do ano que vem.

Segundo Glauco, a mudança no movimento dos preços foi majoritariamente econômica, embora a crise política produza efeitos indiretos. “Como a oferta do setor reage com defasagem, quando a demanda vira, o único jeito de ajuste é modificar o preço”, disse. “Dado o quadro de recessão, é um fenômeno natural para mercado imobiliário, que depende principalmente da renda e do crédito disponível”.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112