GLAUCO DINIZ DUARTE – Concretagem simultânea gera economia e velocidade à construção de prédios em João Pessoa
Formas plásticas para paredes de concreto foram escolhidas por reduzirem custo e uso de mão de obra. Para construir imóveis populares, sejam casas ou edifícios, a um preço atrativo e sem prejuízos a qualidade do empreendimento, as construtoras buscam sistemas construtivos que garantam economia e agilidade no andamento das obras.
Construir com economia de recursos, menor uso de mão de obra e no menor tempo possível é o que garante ao mesmo tempo lucro à construtora, preços atrativos para o consumidor e qualidade do imóvel. No caso de prédios, o sistema de concretagem simultânea torna-se uma alternativa altamente eficiente.
Nesse sistema, paredes e lajes são concretadas ao mesmo tempo, o que permite maior velocidade à obra. Por isso, ele é utilizado por muitas construtoras, entre elas uma construtora em João Pessoa- PB, que escolheu o sistema para aplica-lo na construção de prédios do tipo térreo+3 (construção de prédios de quatro andares com quatro unidades por andar). “Nossa principal necessidade era a de conseguir um prazo de obra menor que o convencional e com pouca mão-de-obra, já que estamos com dificuldade de achar profissionais da área na região”, comentou Francisco Cirne, proprietário da construtora.
Entre as opções para esse tipo de sistema construtivo, a construtora escolheu as formas plásticas da Metro Modular. “O sistema de formas plásticas para paredes de concreto, especialmente de concretagem simultânea, agilizam bastante o tempo de execução da obra e apresentam um custo menor em relação aos demais sistemas. Entre os principais pontos positivos das formas da Metro Modular nesta obra destaco a velocidade e redução de etapas, uma vez que paredes e lajes são concretadas ao mesmo tempo”, explicou Cirne.
Para atender essa necessidade e garantir a qualidade dos prédios, especialmente da fachada, a Metro Modular desenvolveu um sistema de transição entre andares para as formas plásticas. “Nesse sistema, junto com concretagem simultânea das paredes e lajes de um andar é colocada uma faixa que, após essa concretagem, faz a ligação entre este e o próximo andar, que garante o alinhamento entre todos os andares e evita um retrabalho na obra”, explica Edenilson Rivabene, gerente de planejamento da empresa.
De acordo com Edenilson Rivabene, esse sistema tem apresentado bons resultados e fidelizado os clientes da Metro Modular. “Todas essas as vantagens têm garantido a satisfação dos nossos clientes e nos ajudado a fidelizá-los”, finalizou Rivabene.
Sobre a Metro Modular
Atenta as necessidades do setor de construção civil, a Metro Modular Engenharia de Sistemas Construtivos, desenvolveu na década de 90 e vem aperfeiçoando de forma pioneira e diferenciada uma inteligente e extremamente acessível solução para a construção civil: formas plásticas para concreto.
Considerado referência no desenvolvimento de processos construtivos, o sistema de formas plásticas Metro Modular é confeccionado a partir de uma resina plástica reciclável que tem elevada resistência mecânica, ao impacto, a intempéries e ao manuseio em canteiros de obra.
Com o alto nível de seu desenvolvimento técnico, a Metro Modular possui uma linha completa de formas e equipamentos para montagem de painéis que podem ser aplicados em grande escala na construção civil. O sistema se baseia na combinação de elementos modulares obtendo-se painéis de qualquer tamanho, isto é, com dimensões múltiplas de 5mm na largura e comprimento, proporcionando velocidade, qualidade e sustentabilidade.