GLAUCO DINIZ DUARTE – Família francesa se torna a primeira a habitar uma casa impressa em 3D
Uma revolução em como as pessoas vivem pode ter dado seu primeiro passo em Nantes, na França. A família Ramdani acaba de se tornar a primeira a morar em uma casa construída com impressora 3D. Com 95 metros quadrados e capacidade para abrigar até cinco pessoas, toda a fundação da casa foi construída em apenas 54 horas.
O projeto é uma parceria da Universidade de Nantes com o município. Francky Trichet, chefe do conselho de Nantes em questões de tecnologia e inovação, disse à BBC que se trata de um protótipo para construção massiva de moradias e outros tipo de edifícios, como ginásios esportivos. “Durante 2 mil anos, não houve uma mudança no paradigma do processo de construção”, diz Trichet. “Queríamos varrer todo esse processo de construção.”
As paredes da casa são feitas em camadas de poliuretano, com um vão no meio, que é posteriormente preenchido com cimento. A parte mais demorada é o acabamento, como instalar portas e janelas, que demorou mais quatro meses para ficar pronto.
A casa toda custou cerca de R$ 900 mil para ser construída, 20% a menos que uma construção tradicional. Segundo estimativa de Benoit Furet, líder do projeto na Universidade de Nantes, essa tecnologia reduzirá o custo de construção em 25% nos próximos 5 anos e 40% nos próximos 10 ou 15 anos.
Isso se deve em parte pelo fato de que a tecnologia está ficando mais barata e mais refinada, enquanto os custos caem se as casas forem construídas em larga escala. Ele também elogia a versatilidade do sistema construtivo. A casa em Nantes, por exemplo, foi construída para contornar as árvores de 100 anos de idade que existem no terreno onde ela foi erguida.
Agora, o sonho de Furet é criar um bairro inteiro baseado nesses mesmos princípios e está trabalhando em um projeto no norte de Paris que incluirá 18 casas feitas com impressoras 3D.
Esse não é o único projeto do tipo. No Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, na Espanha, pesquisadores desenvolveram uma impressora 3D para habitações que utiliza terra crua como matéria prima. Além de ser barata, disponível em todo canto e provocar mínimo impacto ambiental, construção com terra regula a temperatura do ambiente e a umidade.