GLAUCO DINIZ DUARTE – Diferentes acabamentos em rochas na construção
A reforma ou construção de um imóvel envolve diversos detalhes. Um deles é a escolha do acabamento das rochas ornamentais. São seis tipos diferentes: polido, levigado, flameado, jateado, apicoado e serrado (veja a diferença de cada um deles no box). Não há uma regra de qual deve ser usado em cada ambiente ou com determinada rocha. Os arquitetos costumam mesclar os acabamentos para usarem uma mesma rocha em um espaço. Foi o que fez o arquiteto Jayme Bernardo no ambiente Gourmet, em exposição na Mostra Artefacto. Ele usou o mármore Nero Michelangelo de forma polida no piso. Já na parede utilizou a forma bruta da pedra, em mosaico.
A diretora da Michelangelo, Simone Kovalhuk, explica que acabamentos como serrado e apicoado costumam ser usados em ambientes externos, porque tornam a superfície antiderrapante, e também em espaços rústicos. Normalmente esses acabamentos são utilizados em pisos e, no caso dos mosaicos, em paredes. Dificilmente são usados em peças sob-medida, como uma pia, por exemplo.
O arquiteto Sergio Valliatti costuma utilizar granito polido em piso de alto tráfego e mármores variados em pisos menos usados. Já em fachadas, procura trabalhar com texturas projetadas ou apliques decorativos, como travertino romano bruto. Já em pias, o granito é a opção mais recomendada. “Usamos diferentes acabamentos para ampliar espaços e garantir leveza e claridade ao ambiente. A praticidade dos materiais polidos é muito maior”, explica Valliatti.