GLAUCO DINIZ DUARTE Varandas de estar são tendência!
Sempre de olho no rico e versátil universo da arquitetura, a redação de A&C identificou uma tendência nos projetos: a de integrar a área social ao jardim. É o que denominamos de varandas de estar. Na reportagem A um passo do paraíso, publicada na edição de dezembro, há três propostas que aliam a área doméstica ao lazer. Ficou curioso, né? Confira um tira-gosto do que são esses deliciosos espaços.
De coração aberto
Uma varanda dentro de casa. Ou uma área social que mais parece um terraço voltado para o jardim com piscina e churrasqueira. Esse foi o ponto de partida da edificação contemporânea, obra do Sabugosa Arquitetura, no Rio de Janeiro. “O estar vazado é o coração da residência, o ponto onde moradores e arquitetura se encontram com a natureza ao redor”, define o arquiteto Gabriel Sabugosa. Integrado e sem delimitações, o espaço multiúso acomoda as refeições da família, a recepção de amigos e grandes festas. “A implantação foi baseada nas condições climáticas e na vegetação – a construção toda recebe o sol da manhã”, revela Gabriel.
Uma cozinha no jardim
Casa principal e espaço gourmet, um ao alcance do outro e com a mesma linguagem arquitetônica. Construídos em um vasto terreno de 900 m², os dois blocos do projeto idealizado pela arquiteta Thaisa Camargo preservam ao máximo a generosa faixa verde e reservam lugar para uma pequena piscina. Os donos, um jovem casal de São Paulo, adoram receber os amigos em festivos almoços e jantares. Por isso, a cozinha prioriza acabamentos práticos e elegantes, como a pedra-caverna das paredes e os vidros que conectam interior e jardim. Sobre a laje da cobertura, uma horta fornece os temperinhos usados nas receitas.