GLAUCO DINIZ DUARTE Inovação na Construção Civil facilita a busca por Concreto Usinado no País
O setor de engenharia civil é um dos mais atrasados no quesito tecnologia. No entanto, uma recente matéria publicada no HowStuffWorks mostrou que uma nova perspectiva vem surgindo para o segmento.
Especialistas afirmam que a engenharia civil está com 15 anos de atraso em relação ao avanço das tecnologias, mas ao que parece, há uma união em massa para mudar isso.
Se essa grande mudança está acontecendo pelo mundo, aqui no Brasil não poderia ser diferente. Segundo a ABStartups, o número de novos negócios aumentou mais de 53% de 2017 para 2018.
Dentre tantos novos negócios, um deles se destaca por forcar justamente em um nicho que precisa de muito desenvolvimento: O da engenharia civil.
Engenheiro inova ao criar plataforma com foco em Concreto Usinado
Nas últimas décadas, inovações na construção civil desempenharam um grande impacto mercadológico. Com influência da modernização de sistemas construtivos e novas ferramentas com acesso por dispositivos móveis, as tecnologias inovadoras mostraram-se auxiliares de profissionais que atuam no setor.
Estas novas soluções buscam a superação de desafios na construção civil, a fim da resolução de problemas que impactam o dia-dia do ramo. Assim, o processo de digitalização, permite a entrega de mais com maior eficiência.
Com base neste panorama, e aproveitando o momento de retomada do setor, surgem empresas como a ConcretoUsinado.com.br, quando o fundador Bruno Reganati, engenheiro de produção, especialista em marketing digital, une conhecimentos adquiridos ao longo se sua carreira em busca de inovação no mercado de engenharia civil, com uma simples proposta: criar uma solução para aumentar as vendas de concreto usinado para concreteiras por meio da internet. Assim, nasce o Portal Concreto Usinado.
A grande missão de Bruno com a criação da plataforma é proporcionar deforma rápida, um canal de comunicação direto entre empresas e o consumidor final, agilizando o recebimento de orçamentos, negociações, além da desburocratização do mapa de cotações. Assim, ao informar o local da obra e realizar um pedido de orçamento, o sistema automaticamente dispara a cotação para as concreteiras que atuam na região de necessidade, atuando dentro de um raio de no máximo 35km, de forma a respeitar a qualidade do concreto até seu tempo de descarga e as normas ABNT.
Oportunidade para todos
Bruno afirma que dentro de sua plataforma a ideia é conectar a todos, tornando o trabalho com concreto usinado uma via de mão dupla, além de beneficiar pequenos empreendedores, que sequer possuem presença na internet:
“Atualmente, pelo menos 80% das concreteiras do segmento são enquadradas como pequenas empresas. Poucas possuem presença digital do seu negócio. Um portal de nicho é uma oportunidade para que todos passem a receber demanda, com custo inferior ao da contratação de uma agência de marketing.”
Sem dúvidas, uma ótima opção para uma área carente em tecnologia. O que falta agora é a aceitação e a visão de profissionais do setor para acreditar que a ERA da internet fará a diferença na retomada da construção civil.