GLAUCO DINIZ DUARTE Principais Tendências da Construção Civil para 2019
O Vale do Silício está desenvolvendo diversas startups (as chamadas construtechs) e novas tecnologias para o segmento da construção civíl. Acompanhe abaixo as principais tendências para 2018 no último setor a ser disruptido:
PaperLess – CheckList, As Build, Vistorias não são mais realizadas com papel. Todas estes relatórios estão digitalizados sendo realizados via Tablets, com conexão para roterização de atividades para as equipes internas e subcontradados. Ou seja, as respectivas atividades e planos de ações são encaminhados diretamente aos responsáveis. E ainda os relatórios de patologias/ qualidade são realizados automaticamente atualizando os KPIs (Key PerfomanceIndicators) de gestão. Desta forma, épossível a visualização de dados cruzados, o uso da mobilidade e a transparência dos dados de procedimentos de inspeção a agilizaram a entrega das obras e as tomadas de ação.
Smart Home – Sistemas inteligentes de operação de utilitários, não apenas de demanda de energia como Lâmpadas, Televisões, mas também Cortinas, Janelas, Geladeiras, microondas… ou seja IOT (Internet ofThings) com diversos sensores estão invadindo sua casa. Enfim todos estes “devices” controlados pelo seu celular… de qualquer lugar…
Monitoramento do Concreto – Aplicativos que controlam a entrega do concreto, sensores inteligentes que monitoram a temperatura de cura e a transmitem em tempo real de forma autônoma o monitoramento inteligente da cura do concreto, permitindo ao gestor da obra antecipar a retirada das formas, impactando na redução do ciclo de desenvolvimento da obra e por fim a redução de custos.
Marketing Preditivo – Soluções de Analitics e marketing preditivo muito comum no marketing de varejo que analisam os dados para antecipar intenções de compra começam a mostrar suas caras no ramo da Construção e Real State. E ainda antecipam ações de distratos muito comum em tempos de crise.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada (AR/VR) – Nova maneira envolvente de presenciar espaços e lugares o mundo real diretamente do seu navegador web. A realidade virtual leva essa sensação de imersão bloqueando todo o resto a sua volta, fazendo com que os usuários sintam que estão realmente na obra ou na sua futura residência. Além disto, a Realidade Virtual está avançando para os treinamentos e procedimentos operacionais de equipamentos, dando maior desempenho para sua equipe e menor retrabalho.
Monitoramento de Canteiro e Segurança Trabalho – Sensores que analisam os dados no canteiro e evitam acidentes, invasões, situações e locais de risco, tomando ações corretivas e preventivas juntoaos seus respectivos responsáveis e com relação às detecções de Risco. Tudo isto em tempo real.
Gerenciamento de Ativos – Sensores para Controle de equipamentos, analisando o consumo de combustível, temperatura do motor, vibração dentro dos padrões de conformidade. Disparando ações preventivas e corretivas on time, diminuindo assim as manutenções e provendo maior vida útil do equipamento.
Vistoria e Marketing 3D – Há mais compradores Milleniuns e remotos do que nunca, e eles estão cada vez mais com menos tempo para a compra da sua casa. A realidade virtual coloca em prática toda as visitas realistas, aumentando a percepção pessoal, permitindo que os candidatos à compra da casa percorram rapidamente dezenas de propriedades sem cruzar a cidade. A realidade virtual já está encurtando o ciclo de compra de imóveis e encantando os compradores on-line em todos os lugares. O mesmo está acontecendo para vistorias técnicas.