Qual significado de fotovoltaica – Glauco Diniz Duarte
Toda vez que consultarmos o datasheet de um módulo solar fotovoltaico nos depararemos com as informações elétricas daquele produto e via de regra teremos descritas as seguintes nomenclaturas:
Iss (A) short- circuit current OU Icc (A) corrente de curto – circuito: É o valor da corrente máxima que o módulo solar pode entregar a uma carga sob determinadas condições de radiação e temperatura correspondentes a um valor de tensão nula e, consequentemente, potência nula.
Voc (V) Open –circuit voltage OU Tensão de circuito aberto (V): É o valor de tensão máxima que o módulo solar pode entregar a uma carga sob determinadas condições de radiação e de temperatura, correspondentes a uma circulação de corrente com valor nulo e, consequentemente potência nula.
Pmax OU Pmpp (Wp) nominal max. power OU potência nominal ou potência de pico: É o valor máximo de potência que se pode entregar a uma carga e corresponde ao ponto da curva no qual o produto tensão x corrente (VxI) é máximo, ou seja é a potência na máxima geração do painel solar fotovoltaico.
Corrente de máxima potência (Impp): É o valor da corrente que é entregue a uma carga à máxima potência, sob determinadas condições de radiação e temperatura, ou seja, é a corrente nominal da placa solar fotovoltaica.
Tensão de máxima potência (Vmpp): É o valor da tensão que é entregue à carga máxima de potência, sob determinadas condições de radiação e temperatura, ou seja, é a tensão nominal do módulo solar fotovoltaico.
Normalmente os parâmetros elétricos do painel solar fotovoltaico são apresentadas sob condições padrão (STC – standard test conditions), aonde a temperatura da célula é de 25ºC e irradiância de 1000w/m² com um espectro de massa de ar de 1,5.
Na realidade, é pouco provável que a placa solar fotovoltaica proporcione a potência de pico, pois a radiação solar é muito variável e a temperatura da célula aumenta, portanto, sua eficiência diminui.
Traduzindo em outras palavras, normalmente a placa solar fotovoltaica atingirá potência próxima da máxima perto do meio dia.
Ao observarmos a curva I-V , concluímos que fatores como intensidade da radiação solar e temperatura ambiente influenciam diretamente no desempenho do painel solar fotovoltaico.
A corrente gerada diminui à medida que diminui o nível de radiação. A Temperatura é um fator importante, uma vez exposto aos raios solares, o aquecimento do módulo se intensifica. Além disso, uma parte da incidência solar não é convertida em energia elétrica e sim dissipada na forma de calor e por esta razão que a temperatura da célula solar é sempre mais elevada do que a temperatura ambiente, por este motivo, em locais muito quentes, a placa solar sofre diminuição de sua potência.
Analisando a curva I-V e entendo os parâmetros elétricos aqui detalhados, conseguimos compreender como o painel solar fotovoltaico reage as condições de irradiação solar e temperatura, fatores que muitas vezes não são levados em consideração no dimensionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaico que muitas vezes falham por desconhecimento do usuário.