A notícia ainda é exceção, mas em breve pode virar regra: mais dois municípios entraram no seleto grupo daqueles que oferecem o IPTU Verde: Salvador – BA e Maricá – RJ. O pioneiro foi São Bernardo do Campo – SP, cujo programa “IPTU Ecológico” existe desde 2008 e já foi atualizado diversas vezes.
Objetivo é estimular práticas sustentáveis em edificações através de desconto no IPTU. Os incentivos variam em cada município, podendo chegar a 100%, como em Tietê – SP, e abrangem diferentes iniciativas. Curitiba – PR, por exemplo, dá preferência para aumento das áreas verdes, enquanto Palmas – TO mostra o foco já no nome do programa “Palmas Solar“.
Rio de Janeiro criou em 2012 o programa Qualiverde, oferecendo vantagens em processos de obras. Redigido às pressas para a conferência Rio+20, o programa não virou um grande sucesso. Esperamos que o IPTU Verde, anunciado pelo atual prefeito no início do ano, seja implantado com seriedade.
Outra notícia animadora saiu nos últimos dias: a maior usina solar da América Latina está iniciando a produção. Ela fica em Pirapora, norte de Minas Gerais e usa módulos fabricados no Brasil. O site G1 nos procurou para acrescentar informações a respeito. Logo mais, em dezembro, haverá mais um leilão para usinas fotovoltaicas.