Usina fotovoltaica sao joao do piaui – Glauco Diniz Duarte
O Piauí já é destaque na geração de energia renovável . Ano passado foi construída no estado a maior usina de energia fotovoltaica da América Latina!
A usina batizada de Parque Solar Nova Olinda pertence a Enel Green Power Brasil e está localizada no município de Ribeira do Piauí, há mais de 300 km de Teresina. Conheça mais sobre o caso neste post!
MAIOR USINA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA DA AMÉRICA LATINA
Em outubro de 2018 a SEMAR (Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí) entregou em tempo recorde as licenças ambientais de operação da usina fotovoltaica de Ribeira do Piauí para o especialista ambiental da empresa.
Esse empreendimento permite que 300 mil lares brasileiros tenham energia de melhor qualidade e renovável. Além de contribuir com a injeção de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), no período de seca dos reservatórios. Assim, as usinas termelétricas serão menos necessárias, com isso, o valor da conta de energia não aumentará neste período. As licenças possibilitaram que a subestação de São João do Piauí distribua a energia para as residências.
O PARQUE SOLAR NOVA OLINDA
Só foi possível a construção do parque, devido ao fato da empresa ter ganho o leilão de energia realizado em 2015, tendo a partir daí o prazo de 2 anos para concluir. A usina foi finalizada em 14 meses com um investimento de US$300 milhões. Ela foi construída em um local estratégico, com altos níveis de radiação solar e ventos fortes, ideal para o resfriamento dos módulos.
A usina ocupa o espaço de 690 hectares com 930 mil painéis solares instalados e uma capacidade total de 290 MW. Ela vai ser a responsável por gerar cerca de 600 GWh por ano, que é suficiente para atender à necessidade das 300 mil residências. Isso vai evitar a emissão de 350 mil toneladas de dióxido de carbono.
MAIS USINAS NO FUTURO!
Segundo o gerente global da Enel Green Power, a previsão é de que a empresa invista em mais usinas no futuro, já que instalar energia solar vem ficando mais barato com o passar dos anos.
O governo de Piauí investiu R$80 milhões no empreendimento, e segundo o seu governador Wellington Dias “O Piauí tem um potencial gigante, porque contamos com um sol constante, ventos fortes e o principal: os pontos de conexão. O estado hoje produz energia para o estado e para o país”.