O inversor grid tie é um dos equipamentos mais importantes para quem quer contar com o sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência ou empresa. Por isso, é fundamental entender como funciona o equipamento, qual sua participação no processo de geração de energia e sua durabilidade.
Mas, antes de falarmos sobre o inversor grid tie, vale lembrar que a energia solar fotovoltaica é produzida por meio da conversão da luz solar em eletricidade. A reação química ocorre quando a luz do sol incide sobre as células fotovoltaicas instaladas em painéis nos telhados.
Logo, além dos inversores, são muitos equipamentos envolvidos no sistema fotovoltaico. Assim, o kit de energia solar necessita de geradores, cabeamentos, suportes, painéis fotovoltaicos, entre outros.
Papel do inversor grid tie no sistema de energia solar
Basicamente, o inversor grid tie torna o sistema fotovoltaico capaz de proporcionar energia para alimentar todos os utensílios elétricos.
Trata-se de um inversor solar com a função de transformar a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos – corrente contínua (CC) – em energia elétrica na forma convencional que é utilizada nas residências e empresas. Ou seja, corrente alternada (CA) 110/220V.
Sua principal característica é a interligação com a rede da concessionária (distribuidora de energia), de modo a sincronizar sua frequência e tensão de saída.
Mas não é só isso. Outra função do equipamento está ligada à segurança. O inversor grid tie percebe quando a rede elétrica da distribuidora está sem energia e isola o sistema fotovoltaico da rede.
Dessa forma, o inversor grid tie é um inversor inteligente, pois transforma e sincroniza a energia fornecida pelo painel de energia solar.
Como funciona o inversor grid tie?
Como mencionado, o equipamento capta a energia dos painéis solares em corrente contínua e converte para corrente alternada.
Além disso, usa um oscilador para sincronizar sua frequência com a da rede elétrica da distribuidora. Assim, é possível limitar a voltagem para que ela não fique nem acima nem abaixo da rede.
O inversor grid tie também é projetado para se desligar rapidamente caso a rede caia ou falte luz. Ele é desconectado para evitar que a energia do sistema fotovoltaico chegue até a rede da distribuidora e cause um acidente em que estiver trabalhando naquele momento.