Glauco Diniz Duarte Tbic – usina fotovoltaica como funciona
Investir em energia solar fotovoltaica é uma ótima opção para reduzir os gastos da sua empresa. Mas a solução vai além disso, ela também é uma ótima ferramenta de marketing, afinal, os consumidores sempre aprovam iniciativas ligadas a sustentabilidade.
Muitos empresários, acreditam que instalar uma Usina Fotovoltaica (UFV) é um procedimento complexo, por não entenderem muito bem como o sistema funciona. Mas, acredite, a instalação é simples, prática e silenciosa.
Logo que fechamos o contrato, nossa equipe agenda um horário para instalar as placas solares no telhado da sua empresa. Essas placas, também chamadas de módulos captam a irradiação solar e a transformam em energia elétrica. Para que todo o sistema funcione, entre o gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento de rede, é instalado um inversor.
Ele recebe a energia gerada em corrente contínua e converte em alternada, dessa forma a eletricidade produzida fica pronta para ser consumida pelos equipamentos e para ser injetada na rede elétrica. A energia gerada pode ser consumida instantaneamente pela sua empresa, ou, caso haja sobra, injetada na rede elétrica. Caso isso ocorra, ela será devolvida a você no final mês, na forma de créditos a serem abatidos do valor total da sua conta de luz com a concessionária. Esses créditos podem ser utilizados em até 60 meses, como, por exemplo, em dias mais nublados ou de chuva.
Falando em dias de chuva, essa é uma dúvida comum da maioria das pessoas que estão pesquisando sobre o assunto. Será que nos dias nublados, minha empresa vai ficar sem energia? Sem sol, seu sistema fotovoltaico produzirá menos energia e pode ser que nesse período você consuma os créditos que foram gerados em dias de sol. Mas não precisa se preocupar: ao comprar o sistema, nós sempre realizamos uma estimativa de geração média mensal para você e, nela, consideramos todas essas variáveis climáticas. Depois de instaladas, a vida útil das placas é de cerca de 30 anos e quase não há manutenção.
Além de poder economizar até 95% em a sua conta de energia elétrica, o sistema fotovoltaico irá neutralizar uma quantidade significativa de CO₂ que seria emitida no meio ambiente. Cada módulo instalado equivale a cerca de 1,3 árvore plantada e cultivada por 20 anos. Isso porque, após a instalação, apenas uma matéria-prima é necessária para a geração de energia: o sol, uma fonte limpa e inesgotável. Dessa forma, sua empresa tem a tranquilidade de estar consumindo uma energia que não gera resíduos e não agride o meio ambiente.