Glauco Diniz Duarte Tbic – como instalar placa fotovoltaica
A energia solar tem sido um assunto bem discutido atualmente e cada vez mais comércios e residências tem investido neste tipo de instalação! Além de causar muito menos impacto ao meio ambiente, os painéis solares também permitem uma boa economia e ainda valoriza bastante o imóvel em que são instalados. Até aí tudo bem, mas existe um ponto importante que pouca gente questiona, para instalar painéis solares é necessária alguma autorização de algum órgão competente? Este é o tema do nosso artigo, vamos lá pessoal!
A necessidade ou não de uma autorização irá depender do tipo de instalação que será usada! Talvez você não saiba, mas existem duas formas de se instalar sistema de geração elétrica fotovoltaica, podemos usar o sistema off grid e o sistema on grid, mas o que é isso, sistema on grid e off grid?
Qual a diferença para o sistema on grid e off grid?
A captação de energia solar deve ser realizada através de um projeto de energia solar. No caso da captação de energia solar em um sistema on gride, ela está conectada à rede elétrica da concessionaria. Já no caso da captação de energia solar em um sistema off gride, ela usa baterias e não precisa de conexão com a concessionária. Falaremos de cada tipo na sequência, e assim ficará mais fácil compreender cada sistema e as suas características
Energia solar: Sistema off grid
O sistema off grid é o sistema desconectado da rede elétrica da concessionária, nele as placas de captação geram energia elétrica que é armazenada em baterias, um conversor transforma a corrente continua da energia elétrica armazenada nas baterias em corrente alternada, para que ela possa ser usada na instalação, assim como mostra a imagem abaixo.
O sistema off-grid geralmente é usado para locais específicos como bombeamento de água e eletrificação de cercas, por exemplo. A energia só é armazenada quando a produção supera o consumo! Por ser um sistema que se auto sustenta, ele é bem completo e naturalmente é mais caro que o sistema on grid. Os seus componentes são:
Bloco de geração – Composto pelas placas solares, estrutura de suporte e os cabos.
Bloco de condicionamento de potência – Composto pelos inversores e controladores de carga.
Bloco de armazenamento – Composto pelas baterias
Portanto, o sistema off grid não depende da concessionária e justamente por isso, não há necessidade de nenhum tipo de autorização quando for utilizado este tipo de sistema de captação de energia solar.
Energia solar: Sistema on grid
O sistema on grid é conectado à rede da concessionária e as placas de captação geram energia elétrica que vai direto para o conversor. A energia gerada através deste sistema abastece toda a residência juntamente com a energia da rede elétrica da distribuidora, assim como mostra a imagem abaixo.
Quando a produção de energia solar é superior aos gastos, o excesso é direcionado para um sistema de distribuição da concessionária, que vai gerando créditos. Para que este sistema seja usado, é necessário a utilização de um medidor bidirecional que só pode ser instalado pela própria concessionária. E justamente por ser bem mais complexo e por envolver a concessionária, o sistema on gride precisa contar com a autorização da concessionária em todas as etapas, desde o projeto até a execução.
É importante informar que existem prazos para cumprir cada etapa e inspeção por parte da concessionária. Sendo assim, a pessoa deve planejar muito bem, porque não é simplesmente chamar a concessionária o dia que quiser, tudo é previamente agendado. Portanto, antes de chamar a concessionária verifique todos os documentos necessários e quando fizer o agendamento, esteja com o projeto elétrico pronto.