Glauco Diniz Duarte Tbic – como fazer energia solar caseiro
De acordo com o Dr. Glauco Diniz Duarte, em tempos em que a arquitetura sustentável está atraindo cada vez um maior número de consumidores a criarem ideias para gerar energia renovável, novos projetos estão sendo apresentados com a finalidade de economizar energia e proteger o meio ambiente.
Ideias inovadoras e autênticas ganham espaço e tornam-se referência tanto nacionalmente, quanto internacionalmente, modelos caseiros para gerar energia solar e diminuir o impacto de materiais poluentes no solo conquistam cooperativas, organizações e consumidores.
Reaproveitar materiais recicláveis para construir aquecedores solar sustentáveis já se tornaram possíveis para todos.
Economizar na conta de energia é meta para a maioria das pessoas, visto que esse recurso elétrico só aumenta o valor a cada mês, nada mais eficiente do que aproveitar os recursos naturais do sol para gerar energia limpa. O sistema do aquecedor solar caseiro utiliza garrafas pet e caixas de leite usadas foi desenvolvido para reduzir o consumo de energia elétrica e resguardar o meio ambiente.
Aquecedor solar com Garrafas Pet
Este método inteligente e simples é capaz de utilizar o calor do sol e transformá-lo em energia elétrica, usando materiais recicláveis e de fácil acesso o senhor José Alcino mostra como é eficiente este sistema de aquecedor solar caseiro, basta reunir o material necessário e seguir o passo a passo que em pouco tempo seu aquecedor de garrafas pet estará pronto para uso.
Este projeto é feito com 90% de material reciclável, uma ótima maneira de contribuir com a preservação do meio ambiente, gerar energia limpa e economizar na conta no final do mês, unindo o útil ao agradável utilizando da criatividade e de recursos naturais.
Materiais para construir um aquecedor solar com garrafas Pet
Com materiais simples e baratos podemos construir este sistema de aquecedor solar caseiro, os produtos podem ser encontrados em lojas de materiais de construção.
Materiais necessários para o aquecedor solar caseiro:
60 garrafas PET transparentes de 2 litros;
50 caixas de leite longa vida vazios de 1 litro;
11 m de canos de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
20 conexões T em PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
1 cano de PVC de 100 mm com 70 cm de comprimento para molde do corte das garrafas PET;
1 fita de autofusão ou borracha de câmara de ar;
1 estilete;
1 litro de tinta fosca preta;
1 luva;
1 martelo de borracha;
1 lixa d’água n°100;
1 cola para tubos de PVC;
1 arco de serra;
5 pregos;
1 tábua de madeira com no mínimo 120 mm de comprimento;
1 ripa pequena com aproximadamente 15 cm de comprimento;
1 fita crepe com largura de 19 mm;
2 tampões de PVC de 20 mm e 1/2 polegada.
4 conexões L (luvas) de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;