Glauco Diniz Duarte Tbic – como calcular placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o país possui hoje 37,1 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Desse número, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 76,7% do total. Entre os benefícios ao se instalar um sistema fotovoltaico, está a valorização do patrimônio. Outras vantagens são a economia representada pela geração da própria energia e a contribuição para a sustentabilidade.
No entanto, uma das principais dúvidas desse público é a quantidade de painéis fotovoltaicos necessários para abastecer uma residência. Surgem questões que você precisa responder para tomar a melhor decisão:
Qual o seu consumo médio mensal de luz?
Qual o percentual de economia que você pretende obter?
Para calcular quantos painéis fotovoltaicos sua residência comporta, primeiramente, é preciso verificar a estrutura do imóvel. Quanto mais ele ficar voltado para o norte, melhor para reduzir o grau de sombreamento ao longo do dia.
Circulação de ar e superaquecimento
Outro cuidado envolve a circulação de ar para que os módulos não gerem superaquecimento. Para isso, o ideal é que a casa esteja em um local cujo entorno seja mais livre. E, como os painéis fotovoltaicos são fixados no telhado das residências urbanas, é preciso que essa estrutura seja reforçada para não colocar em risco a segurança, tanto dos painéis solares quanto dos moradores.
Da mesma forma, é importante verificar quanto espaço você dispõe no seu telhado, relação proporcionalmente direta com a geração de energia. Em geral, uma superfície de cerca de 10m2 pode gerar até 2kWp. Para gerar energia, o fator determinante é a potência total dos sistemas fotovoltaicos instalados, que varia de acordo com cada localidade.
Para adquirir o sistema fotovoltaico para sua necessidade, analise a conta de luz atual e seu consumo mensal (kWh). Esse dado vai revelar o porte do seu sistema de energia solar. Vamos exemplificar:
Digamos que você more em um sobrado cujos moradores consomem 250 kWh por mês na cidade de Curitiba, onde o índice solarimétrico é de 3,72kWh/m². Você vai precisar de 8 painéis solares de 330wp instalados.
Após a instalação, o sistema fotovoltaico pode gerar 235 kWh e isso vai se refletir na conta de luz. No período em que a geração for maior que o consumo, o excedente será revertido em crédito para uso posterior.