Glauco Diniz Duarte Tbic – o que são energia renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, em 2018 o investimento dos países na produção de energia renovável fez com que a geração global de energia atingisse a marca de ser 25% proveniente de fontes de energias renováveis. Os dados são do relatório anual da Agência Internacional de Energia (IEA). Assim como o aumento da produção, o consumo de energia limpa no mundo também aumentou. O crescimento de 7% indicado pelo relatório é equivalente a todo o consumo de energia elétrica no Brasil, cerca de 450 TWh (terawatt-hora).
O campo da Engenharia Elétrica é o segmento profissional que atua com o planejamento, implantação e manutenção de redes de energia elétrica. Dessa forma, com os recentes avanços, é fundamental que engenheiros eletricistas e futuros profissionais na área não deixem de se capacitar para atuar com as fontes de energia renovável, como usinas fotovoltaicas, eólicas, de biomassa, etc.
Energias solar, eólica e hidrelétrica principais responsáveis por crescimentos
A energia solar fotovoltaica, a hidrelétrica e a energia eólica foram responsáveis por cerca de um terço do crescimento das energias renováveis. Em conjunto, as energias renováveis foram responsáveis por quase 45% do aumento mundial na geração de eletricidade. Elas agora representam cerca de 25% da produção global de energia, sendo superadas apenas pelo carvão.
A geração de energia solar fotovoltaica teve seu ano recorde, crescendo 31%. A geração de eletricidade a partir do vento cresceu cerca de 12% em 2018 em comparação com o ano anterior, mantendo-se como a maior tecnologia renovável não hidrelétrica. A eletricidade renovável gerada por outras tecnologias cresceu 7%, com destaque para a bioenergia.
No entanto, para começar a reverter o cenário ambiental e atingir os objetivos relacionados ao clima, a parcela de renováveis na produção de energia precisa subir ainda mais rápido. Até 2040 a geração mundial de energia renovável tem de passar de um quarto – como é hoje – para dois terços. No transporte o caminho é ainda mais longo: as energias renováveis precisam elevar o atual índice de 3,5% para 19%.
Graduação em Engenharia Elétrica
O curso de Engenharia Elétrica é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado e duração média de cinco anos. A área é voltada para o estudo e para a projeção de circuitos de energia, dedicando-se essencialmente às redes elétricas, aos circuitos e aos sistemas de geração de eletricidade. A partir do terceiro ano do curso, a maioria da carga horária é composta por disciplinas específicas ou práticas, nas quais o futuro engenheiro pega experiência de situações que serão vividas no mercado de trabalho.
Bolsa Engenharia Elétrica | Educa Mais Brasil
O Educa Mais Brasil oferece bolsas em Engenharia para que você tenha a melhor capacitação em grandes instituições de ensino em todo o País, com a possibilidade de sua graduação no curso de Engenharia Elétrica com descontos na mensalidade! Verifique a disponibilidade de vagas para sua região, faça sua inscrição gratuita, garanta seu estudo com o Educa Mais Brasil e mude a história de sua vida!