Glauco Diniz Duarte Tbic – o que energia nao renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as energias não renováveis são os métodos de obtenção de energia através de uma fonte de energia esgotável. O conceito de energia não renovável leva em conta a escala da vida humana, como certos processos, como acúmulo de carbono, que tomou até quinhentos milhões de anos.
Em geral, a energia não renovável é o que consome algum tipo de combustível (petróleo, carvão, urânio …). Enquanto energia renovável utiliza outras fontes de energia (radiação solar, a energia cinética do vento, energia de água, do movimento das marés, etc.). Embora propriamente falando alguns combustíveis, no futuro próximo, eles podem consistir de matérias-primas consideradas renováveis, como o hidrogênio.
A energia solar aproveita a radiação gerada pelo Sol. O Sol tem uma vida limitada, mas esta vida é muitos milhões de anos escala humana é considerado inesgotável. Por esta razão, não é possível classificar a energia solar como energia solar renovável.
Definição de energia não renovável
De maneira geral, definimos energias não renováveis como fontes de energia que tendem a esgotar-se, tornando-se muito caras ou muito poluentes para o meio ambiente, ao contrário das energias renováveis, que são repostas naturalmente em um período relativamente curto. de tempo.
Fontes de energia não renováveis
Existem dois tipos de fontes de energia não renováveis (ou esgotáveis):
Fontes de energia não renováveis convencionais. Estes são combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural e reações químicas entre certos materiais (baterias). Neste caso, é sobre combustíveis fósseis.
Fontes de energia não renováveis não convencionais. Essas fontes de energia provêm de agrocombustíveis, biocombustíveis ou combustíveis cultivados e combustíveis nucleares (urânio e plutônio) usados em usinas nucleares.
A energia geotérmica, em geral, é considerada como energia renovável, mas há um certo tipo de energia geotérmica que aproveita a água quente que também seria energia não renovável em certos locais.
Energia fóssil
A energia fóssil faz parte de energias não renováveis. Nós nos referimos a energia fóssil para a energia gerada por combustíveis fósseis. As principais fontes de combustíveis fósseis são carvão, petróleo e gás natural. Esses recursos são chamados de recursos fósseis convencionais, ao contrário dos combustíveis fósseis chamados não convencionais. Recursos fósseis não convencionais não são apresentados em sua forma atual e estão presentes em depósitos de difícil acesso.
Recursos não renováveis
O conceito de energia não renovável está intimamente relacionado ao de recursos não renováveis. Recursos não renováveis são todos aqueles recursos que a taxa de consumo é maior que a taxa de geração. Recursos não renováveis incluem energia não renovável, mas também materiais e minerais.
O caso dos combustíveis fósseis, por exemplo, o carvão, trata dos minerais não renováveis com os quais se obtém energia não renovável.
Minérios e minérios metálicos da terra
Minerais terrestres e minerais metálicos são exemplos de recursos não renováveis. Os próprios metais estão presentes em grandes quantidades na crosta terrestre, e sua extração por humanos só ocorre quando eles são concentrados por processos geológicos naturais (como calor – energia térmica -, pressão, atividade orgânica, intemperismo e outros processos) suficientes para ser economicamente viável para extrair. Esses processos geralmente precisam de dezenas de milhares a milhões de anos para serem desenvolvidos.
Depósitos localizados de minerais metálicos perto da superfície, que podem ser extraídos economicamente por humanos, não são renováveis em tempos humanos. Existem certos minerais e elementos de terras raras que são mais escassos e exaustivos do que outros. Esses materiais têm uma alta demanda no setor, principalmente para eletrônicos.
A maioria dos minerais metálicos é considerada muito mais fácil de fornecer do que os combustíveis fósseis, porque as condições para a formação de combustíveis fósseis são mais difíceis e limitadas do que as condições para a formação de minerais metálicos.