Glauco Diniz Duarte Tbic – porque economizar energia elétrica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, aprendemos muito cedo a importância de economizar dinheiro, água, energia elétrica e uma infinidade de outras coisas.
O objetivo de economizar, é fazer com que todos esses recursos nunca faltem.
No entanto, não basta que apenas a sociedade seja consciente disso; as empresas e indústrias também precisam ser, principalmente quando se trata de economia de energia.
Você entende o motivo da importância de economizar energia na indústria do plástico? Leia o restante e descubra de uma vez!
Benefícios para as indústrias de plástico com a economia de energia
Redução de custos no consumo de energia elétrica;
Uma nova percepção vinda do público com relação a empresa, pois, se essa indústria do plástico se preocupa com o meio ambiente e cria métodos sustentáveis para a redução de desperdícios de energia, a identidade da empresa já muda perante a sociedade;
Há horários específicos em que o custo da energia é menor. Com um pouco de planejamento, toda a produção da empresa poderá utilizar esse horário como principal na produção, e assim mais uma vez, diminuir gastos.
Redução de custos com manutenção de maquinários;
Vida útil prolongada dos equipamentos.
A consciência da economia de energia é de todos nós!
Com as mudanças decorrentes do aquecimento global, os reservatórios de água, dos quais utilizamos para gerar toda a energia do Brasil, estão cada vez mais baixos. Com isso, nos vemos em uma situação de economizar para ter sempre.
De que modo podemos economizar energia elétrica nas indústrias de plásticos?
Essa é uma questão que envolve planejamento a curto prazo. Em indústrias de plásticos, por exemplo, será necessário montar um plano de eficiência energética, mais conhecido como Sistema de Gestão de Energia (SGE).
Implantando a viabilidade da economia de energia
Esse plano de eficiência energética envolve uma coleta de dados para que seja possível acompanhar e analisar os gastos com energia até o momento.
Atualmente, já encontramos alguns recursos que facilitam a execução desse planejamento, como: aparelhos de leitura, transmissão, processamento e disponibilização do consumo de energia elétrica.
Com isso, as tomadas de decisões serão muito mais assertivas, o desperdício será diminuído e haverá ainda redução dos custos de produção.
Quais empresas podem ter um Sistema de Gestão de Energia?
Qualquer empresa que esteja motivada a reduzir esse consumo poderá implantar o SGE. Desde empresas grandes até as microempresas; basta colocar em prática.
O ISO 50001
Para auxiliar essas empresas a executar de uma vez por todas esse sistema, existe a Norma Internacional ISO 50001.
Essa norma determina os requisitos necessários para que haja a execução do SGE, são eles:
Conjunto de ações para planejarmos e promovermos de forma sustentável e econômica toda a produção;
O custo de implementação, uma vez que esse varia de acordo com o tamanho da indústria e do tipo de energia utilizada.
Pequenas atitudes também contribuem para essa economia, seja na indústria do plástico ou em qualquer outra empresa.