Glauco Diniz Duarte Tbic – porque economizar energia ajuda o meio ambiente
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, diminuir o consumo e economizar energia elétrica não é só uma alegria para o seu bolso. A natureza também agradece e muito!
Pensando em te ajudar na missão de economizar e colaborar para a preservação ambiental, fizemos uma lista com 4 dicas preciosas para reduzir o consumo de energia elétrica.
1 – Construção ou reforma da casa
Pode parecer exagero, mas a economia começa no momento da construção do lar ou naquela reforma que há tempos você está planejando. Não existe uma fórmula mágica, mas há 2 maneiras de garantir uma conta mais enxuta: contar com profissionais capacitados e utilizar materiais de qualidade e adequados para as instalações.
Outra dica boa é usar cores claras para pintar as paredes, assim o ambiente fica mais iluminado e não é necessário abusar das luzes acesas.
2 – Utilizar ao máximo a luz do dia
Por falar em iluminação, aqui vai uma dica antiga, mas que não é colocada em prática tanto quanto deveria. Abrir cortinas, persianas e portas faz toda diferença na iluminação dos ambientes! O hábito de acender as luzes é tão enraizado em nosso cotidiano que não nos damos conta que basta abrir as janelas para ter uma boa iluminação e, de quebra, circular o ar do ambiente. Mas se for necessário, prefira as luzes LED, que gastam menos energia e não esquentam.
3 – Atenção ao chuveiro e à geladeira
Você já deve ter ouvido falar que estes são os 2 vilões do consumo de energia, né? O chuveiro é o aparelho que mais gasta energia seguido pela geladeira. Nos dois casos é possível economizar, olha só:
Chuveiro: já pensou em adotar aquecedor solar de água na sua residência?
Geladeira: você verifica com frequência se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado?
Ficam aí os questionamentos!
4 – Aparelhos em stand by gastam energia elétrica
Deixar aparelhos conectados à tomada é uma atitude muito comum, né? Apostamos que o carregador de bateria do seu celular passa maior parte do tempo desse jeito!
Mas é preciso ter consciência que dessa forma ele está ligado à energia elétrica e isso acaba consumindo energia: 5% do valor das contas de energia elétrica é resultado desse hábito.