Glauco Diniz Duarte Tbic – qual o melhor painel fotovoltaico do mercado
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com uma pesquisa rápida, é possível perceber que existem diversos tipos de placas solares, cada uma com características únicas para se adaptar a um consumidor diversificado.
Hoje, vamos nos concentrar em modelos já consolidados, e que podem ser inseridos na realidade das suas necessidades: o painel solar monocristalino, o painel solar policristalino e o painel solar de filme fino.
Vamos conhecê-los?
O painel solar monocristalino
O painel fotovoltaicomonocristalino é a tecnologia fotovoltaica mais antiga que ainda se mantém no mercado. E a razão é muito simples: a eficiência desse tipo de placa é a maior até hoje.
A uniformidade em sua aparência se dá por conta de sua composição: apenas um cristal de silício puro, que são tratadas de maneira que se transforme em células fotovoltaicas.
Indo para a prática do painel solar monocristalino, encontramos as suas vantagens:
Os painéis solares monocristalinos contam com eficiência entre 14% e 21%;
Eles ocupam menos espaço para instalação;
Possuem uma prolongada vida útil, em torno de 30 anos de uso;
Trabalham bem, na geração de energia solar fotovoltaica, mesmo em condições com pouca luz.
Entretanto, além das vantagens do painel solar monocristalino, é necessário observar outros pontos a respeito desse tipo de produto, como o seu alto investimento, em comparação com os outros modelos.
Dessa maneira, vale a pena colocar, na ponta do lápis, os gastos para instalar esse tipo de painel fotovoltaico, bem como a economia gerada a partir dele.
O painel solar policristalino
Também produzido de silício, o painel policristalino se diferencia do modelo anterior logo a partir do seu processo de fabricação: em vez de um cristal, este aqui se destaca pela formação com múltiplos cristais.
E sabe no que isso traduz em vantagens para você?
A primeira vantagem desse tipo de painel fotovoltaico é a quantidade de silício residual gerada, sendo inferior ao modelo monocristalino.
Além disso, o painel solar policristalino é mais em conta, economicamente, sendo um diferencial para quem procura por um produto de eficiência média entre 13 e 16,5%, e com vida útil de até 30 anos!
Atenção com o painel solar policristalino
Se este modelo gera economia nas contas de luz, o espaço necessário para isso, entretanto, é maior — ainda mais em comparação com o painel solar monocristalino.
Ou seja: você precisa de uma área maior para gerar a mesma quantidade de Watts/m² fornecida pelo painel monocristalino. Aqui, inclusive, a eficiência de até 16,5% desse tipo de painel se transforma em desvantagem — comparativamente falando.
O painel solar de filme fino
Estando entre uma das opções mais versáteis, o painel solar de filme fino é trabalhado a partir do uso de camadas finas de materiais fotovoltaicos sobre substratos específicos.
Isso significa que existem modelos dentro desse tipo de placa solar, como:
Silício amorfo (a-Si);
Telureto de cádmio (CdTe);
Cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS);
Células solares fotovoltaicas orgânicas (OPV).
Vamos entender, a seguir, um pouquinho sobre cada um deles?
Painel solar de silício amorfo
Anteriormente popular em itens menores (como as calculadoras solares de bolso, por exemplo) este tipo de painel solar conquistou os lares também.
Sua eficiência média gira em torno de 6 a 9%, o que ainda pode ser considerado uma boa opção para abastecimentos em menor escala.
Painel solar de telureto de cádmio
Sua eficiência registrada fica entre 9 e 11%, obtendo ampla valorização por ser uma alternativa de custo/benefício excelente!
Seu uso, entretanto, é explorado em grandes campos — como em usinas de energia solar. Vale se atentar se esta é uma opção viável para as suas necessidades e objetivos.
Painel solar de cobre, índio e gálio seleneto
Há grande expectativa de eficiência para esse tipo de painel solar, que começou a ser comercializado há pouco tempo.
Sua eficiência é notável, podendo chegar até mesmo a 13%, sendo uma tecnologia ainda a ser explorada em sua totalidade.
Mas, para todos os modelos aqui citados de painel solar de filme fino, ficam alguns pontos de atenção em comum:
Apesar de econômicos, são painéis que demandam grande quantidade de espaço;
Possuem menos eficiência por m², comparado aos modelos monocristalino e policristalino;
Possuem vida útil menos prolongada.
Como vimos, cada um dos diferentes tipos de painéis fotovoltaicos possui peculiaridades atraentes e direcionadas. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre cada um deles e, assim, desmistificar por completo a energia solar para aplicá-la no seu dia a dia!