Glauco Diniz Duarte Tbic – como projetar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os benefícios da energia solar são inúmeros e isso não é novidade. Todos sabemos que, além de diminuir os impactos ambientais a praticamente zero, o uso do sol para geração de energia também traz uma grande diferença no bolso, reduzindo os custos com a conta de energia elétrica.
Mas, será que o seu telhado está pronto para receber a energia solar?
Instalar a energia fotovoltaica em sua casa ou empresa não é difícil, mas é preciso atentar para alguns detalhes na construção e na posição do telhado para as soluções sustentáveis. As placas podem ser instaladas facilmente, basta ter alguns pré-requisitos. Saiba quais abaixo.
QUAL É O TEMPO DE VIDA DO SEU TELHADO?
Se você não vai trocar o seu telhado pelos próximos 10 ou 15 anos, então pode considerar a instalação das placas fotovoltaicas. Os telhados envelhecidos podem aumentar a possibilidade de danos durante a instalação, e isso pode fazer com que você aumente ainda mais o seu gasto.
Se você não tem certeza de quando foi a última substituição do seu telhado, peça para algum técnico avaliar a durabilidade do material.
VOCÊ TEM ÁREA SUFICIENTE?
Confira se o seu telhado tem uma área livre de pelo menos 10m². Conforme a demanda de energia para sua casa ou empresa, você vai precisar de mais ou menos área.
Mas, além disso, o seu telhado deve ter o menor número de obstáculos possível. Uma chaminé, por exemplo, é um obstáculo que atrapalha o momento da instalação, assim como qualquer outro tipo de volume. O sombreamento provocado por estes elementos pode afetar diretamente no rendimento do sistema e provavelmente vai fazer com que seu custo aumente.
Veja abaixo uma tabela com a qual você pode ter uma base de área livre por potência:
Área para casas:
Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²
Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²
Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²
Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²
Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²
Área para armazéns e indústrias:
Potência de 50kWp: Ocupa aproximadamente de 400m² a 500m²
Potência de 100kWp: Ocupa aproximadamente de 800 a 1000m²
Potência de 1MWp: Ocupa aproximadamente de 8.000 a 10.000m²
QUAIS SÃO OS MELHORES TIPOS DE COBERTURAS PARA OS PAINÉIS SOLARES?
Cada tipo de telhado necessita de um modo diferente de fixação das placas solares.
As melhores opções para a instalação de painéis fotovoltaicos são as coberturas com telha metálica (como as trapezoidais comum e termoacústicas, e as do tipo “shingle”). Elas facilitam a fixação e têm superfícies mais seguras.
A segunda melhor opção é a telha de barro/concreto do tipo francês ou “capa-canal”.
Já as telhas de fibrocimento são as que trazem maior complicação para a instalação, pois são mais frágeis e podem quebrar durante o processo.
Já as coberturas planas como as lajes e as telhas pré-fabricadas em concreto são ótimas opções para a instalação dos painéis fotovoltaicos. Nesse caso, o sistema de fixação compensa a pouca inclinação para receber boa incidência de luz solar.
ATENTE PARA A POSIÇÃO DAS PLACAS
O melhor ângulo para aproveitar ao máximo a energia com os painéis fotovoltaicos é a Face Norte (é importante saber que a posição solar ao leste e ao oeste não apresentam o mesmo rendimento, mas é possível de instalar), com grau de inclinação igual ao da latitude do local. Na verdade, é difícil que a inclinação e direção sejam 100% perfeitas, mas a perda de energia neste caso é pequena e aceitável.
O mais importante é que exista a incidência do máximo de sol no seu telhado, sem sombras durante o dia. O seu painel pode estar instalado em qualquer área do telhado, menos as viradas para o sul.
Existem também os Seguidores Solares(Solar Trackers), que são sistemas que orientam as placas conforme a movimentação do sol. Esse sistema encarece a instalação, pois a aplicação não é simples, por isso é importante planejar a área e os caimentos do telhado para poder receber a estrutura dos painéis fotovoltaicos diminuindo os custos.
Então, se você está construindo sua casa e pensa em futuramente usar a energia solar, converse com seu arquiteto para que a edificação já esteja pronta para receber essas soluções sustentáveis.