Glauco Diniz Duarte Tbic – energia eólica e renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia eólica é um recurso que transforma a ação dos ventos em energia elétrica, além de ser uma fonte de energia limpa e renovável utilizada para substituir outras fontes não renováveis e poluentes.
A energia é produzida com o auxílio de aerogeradores (turbinas) semelhantes a um cata-vento. Eles são responsáveis por realizar a comunicação com o eixo central, que fica acoplado em uma caixa multiplicadora (gearbox). Assim, a energia cinética dos ventos é captada e convertida em eletricidade.
Os aerogeradores são colocados estrategicamente em zonas ventosas (de maior altitude), que normalmente são os locais onde os ventos predominam.
Quando foi descoberta?
A energia eólica foi descoberta desde as civilizações mais antigas, quando o homem percebeu que a força dos ventos era capaz de gerar energia para movimentar barcos, realizar o bombeamento de água e a moagem de grãos.
Contudo, o seu uso tornou-se ainda mais forte após a crise do petróleo que atingiu a Europa nos anos 70. Nessa época, o medo de que o produto es tornasse escasso fez com que os europeus buscassem por outras fontes de energia. O termo “eólico” é do latim Aeolicus. Ele foi escolhido em homenagem ao Deus do vento na mitologia grega, chamado Éolo.
Além disso, é importante saber que o vento é um fenômeno meteorológico causado pelo movimento do ar na atmosfera, ou seja, ele é resultado dos movimentos de rotação e translação impulsionados pela energia térmica gerada pelo sol. Assim, o vento é um tipo de energia solar, ou seja, se não houver o aquecimento da Terra, ele não existe.
Sistemas eólicos
Existem três tipos principais de sistemas eólicos. Veja quais são eles:
Sistema isolado: sistemas privados de energia elétrica originários da rede pública. Ele é usado para abastecer algumas regiões, uma vez que é capaz de armazenar a energia do aerogerador em baterias estacionárias, evitando que falte energia caso a turbina pare de funcionar;
Sistema híbrido: sistemas que produzem energia elétrica simultaneamente com outra fonte eletroprodutora. Essa fonte pode ser de origem fotovoltaica, ou de geradores elétricos de diesel e biodiesel;
Sistema interligado à rede: sistemas que inserem a energia produzida por eles na rede elétrica pública. A maioria destes aerogeradores são os de alta tensão e apresentam economicidade de energia.
O parque eólico corresponde a um aglomerado ou concentração de aerogeradores num determinado espaço. Quando são instalados no mar recebem o nome de offshore. Já quando são encontrados na terra, recebem o nome de onshore.
Atualmente, o maior parque eólico do mundo encontra-se no Texas e recebe o nome de Horse Hollow Wind Energy Center. Suas dimensões são gigantescas com capacidade de 735,5 megawatts (MW), além de uma distribuição de 421 aerogeradores. A sua capacidade elétrica é capaz de alimentar 250.000 habitações familiares por ano.
Vantagens e desvantagens da energia eólica
Assim como qualquer fonte de energia renovável, a energia eólica apresenta vantagens e desvantagens.
As vantagens incluem:
-
Redução na emissão de gases poluentes;
-
Não gera resíduos;
-
Fonte limpa e de baixo custo;
-
Rápido retorno de investimento (menos de 6 meses);
-
A instalação pode ser feita em áreas de comunidade, sem a necessidade de deslocamento, visto que é compatível com a permanência de atividades de agricultura e agropecuária.
As desvantagens são:
-
Impacto sobre as aves;
-
A instalação pode modificar a paisagem natural, causando, em alguns casos, poluição visual);
-
Possível poluição sonora.
Ao se observar os benefícios, muitos países têm pensado na energia eólica como uma alternativa de redução dos impactos ambientais causados pelas energias que utilizam substâncias químicas, a exemplo dos combustíveis fósseis.
Uma estimativa realizada pelo Ministério das Minas e Energia analisou o consumo médio de uma residência e percebeu que é de 166 KWh/mês. Contudo, uma única turbina seria o suficiente para abastecer até 300 residências.
Atualmente, mais de 80 países utilizam a energia eólica como uma alternativa complementar na produção de energia elétrica. Entre eles estão: China, Portugal, França, Alemanha, China, Itália, Estados Unidos, Índia, Canadá, Brasil, dentre outros.
Energia eólica no Brasil
O Brasil é o décimo quinto país com o maior potencial de energia eólica no mundo, segundo dados emitidos pela Global Wind Energy Council (GWEC), e também é líder no setor de produção no mercado sul-americano.
A primeira instalação de aerogeradores ocorreu em Fernando de Noronha, no ano de 1992. Contudo, foi a criação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), lançado em 2002, que fez com que o setor eólico tivesse um rápido crescimento no país.
Com isso, novos equipamentos foram instalados e em 2006, o país já tinha alcançado uma produção de 237 MW. Hoje em dia, a matriz conta com um total de 298 usinas eólicas instaladas em vários estados, entre eles: Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul, liderando o setor de produção. Vale ressaltar, que a região nordeste apresenta o maior potencial de energia eólica do país.
Desconto na conta de luz da Cemig!