Glauco Diniz Duarte Tbic – como funciona energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, entender corretamente como funciona a energia solar é fundamental para quem planeja investir nesse tipo de tecnologia. Vamos agora te explicar tudo o que você precisa saber:
Primeiro vamos entender o que é a energia solar fotovoltaica
É importante entender a diferença entre: aquecedor solar e energia solar fotovoltaica.
O aquecedor solar é muito comum aqui no Brasil e tem como finalidade aquecer a água que é utilizada na casa. Dessa forma o consumidor deixa de depender de chuveiros elétricos e obtém uma redução no seu consumo de energia elétrica.
A energia solar fotovoltaica é composta por uma série de equipamentos que, trabalhando juntos, convertem a luz solar em energia elétrica. Assim, você é capaz de produzir energia e utilizar dessa produção para abater o seu consumo frente a concessionária.
Esclarecido a diferença, vamos entender como a Energia Solar Fotovoltaica Funciona
Como funciona a energia solar – Passo a Passo
Veja o passo a passo do funcionamento do sistema de energia solar:
1 – Como ocorre a produção e o consumo de energia elétrica
2 – Como funciona o desconto na fatura de energia
3 – Cuidados e manutenções com os geradores
1 – Como ocorre a produção e o consumo de energia
Os dois principais equipamentos de um sistema de energia solar fotovoltaica são os módulos, ou painéis solares, e os inversores.
Os módulos captam a luz solar e neles ocorre o efeito fotovoltaico, que dá origem a energia elétrica de corrente contínua.
Os módulos são interligados uns aos outros, e essa energia elétrica produzida é levada até o inversor.
O inversor tem a função de transformar a corrente contínua para a corrente alternada, que é aquela comumente utilizada e fornecida pela concessionária de energia.
Agora que a energia gerada já está com as mesmas características daquela utilizada por você, o sistema de energia solar fotovoltaico é conectado no seu padrão de energia elétrica.
A partir daí a energia está disponível para ser consumida por todos os aparelhos da sua casa.
Quando existe uma diferença positiva (excesso) entre a energia produzida naquele momento para a energia que está sendo consumida pela residência ou empresa, essa diferença é chamada de excedente de geração ou créditos energéticos.
Em sistemas on-grid, isso é, sistemas conectados à rede da concessionária, essa energia é contabilizada pelo medidor e contabilizada na forma de créditos energéticos.
Esses créditos possuem uma validade de 60 meses e são utilizados nos momentos em que há pouca ou nenhuma geração.
Sistema on-grid
Exemplo: O Sistema de energia solar está gerando 10kWh e a casa está consumindo apenas 8kWh naquele momento. Dessa forma serão injetados a rede da concessionária 2kWh de créditos energéticos que poderão ser usados quando o seu sistema não estiver produzindo o suficiente para a sua residência.
Já para sistemas off-grid, que são aqueles sistemas desconectados da rede da concessionária, o excedente de geração é armazenado em baterias para ser utilizado em momentos de pouca ou nenhuma geração.
Sistema off-grid
Como a esmagadora maioria dos sistemas de energia solar fotovoltaica são on-grid e a viabilidade econômica é muito maior, vamos seguir falando deles.
2 – Como funciona o desconto na fatura de energia
Após a instalação do sistema é feita a troca do medidor de energia (relógio) para um medidor Bidirecional, ou seja, que contabiliza o consumo e a produção excedente de energia elétrica do imóvel.
Ao longo do mês terão momentos que irá ser produzido mais energia do que consumido pelo imóvel e assim o medidor irá contabilizar essa energia.
No final do mês é feita a contagem da energia consumida e energia gerada pelo sistema fotovoltaico, como um sistema de débito e crédito.
Exemplo: no mês de julho foi produzido 450 kWh pelo sistema de energia solar e foi consumido um total de 650 kWh pelo imóvel, caso você não tenha créditos energéticos é feito a cobrança de 200kWh consumidos da concessionária de energia.
No mês de agosto o seu sistema produziu 600 kWh e foi consumido 300 kWh pelo imóvel, então nesse caso você terá a diferença como crédito de energia para usar nos outros meses.
Tudo isso é regulamentado pela Aneel e todos os consumidores que aderirem a energia solar podem usufruir desses benefícios
3 – Cuidados e manutenções com os geradores
Assim como todo equipamento de vida útil elevada, neste caso estamos falando de 25 anos, é necessário cuidado acerca dos componentes.
É recomendado para sistemas residenciais que se realize uma manutenção com uma empresa especializada a cada 6 meses para garantir uma maior produção e preservar a vida útil dos equipamentos.
Além disso é recomendável que seja feita periodicamente uma limpeza na superfície dos painéis, de modo a retirar poeira e sujeiras localizadas.
Desconto na conta de luz da Cemig!