Glauco Diniz Duarte Tbic – como instalar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, instalar energia solar fotovoltaica na sua casa é muito simples e você não precisa fazer nenhuma grande alteração para ter os painéis instalados em seu telhado.
Siga este guia rápido para preparar a sua propriedade para energia solar fotovoltaica.
Área para receber os painéis solares
Tipo de telhado
A posição do telhado
Local do inversor (ou micro inversor)
Eletrodutos e conexão com os painéis solares
Aterramento do sistema fotovoltaico
1-Área para instalar os painéis solares
Em sua grande maioria os painéis solares tem 2 metros por 1 metro.
Como base, para produzir 145kw mensal são necessários pelo menos 4 painéis solares de 340W que é equivalente a 8 metros quadrados.
Para produzir mais energia a área também deve ser maior ou caso haja limitação de área uma solução são os painéis solares de maior potência.
2 – Os tipos de telhado
Para cada tipo de telhado existe uma fixação dos painéis e do sistema fotovoltaico.
O sistema de fixação é parte importante do orçamento e por isso o tipo de telhado deve ser levado em conta quando estamos levantando o orçamento.
1 – Cobertura em telha metálica ou termoacústicas. Essas coberturas facilitam a fixação e são superfícies seguras para instalação.
2 – Telhado colonial, telhas de barro/concreto ou cerâmica é um dos tipos mais comuns de telhado.
3 – As telhas do tipo fibrocimento, antigo amianto. São as mais frágeis.
4 – Por último, as coberturas planas como lajes e telhas pré fabricadas em concreto são uma ótima superfície para instalação podendo receber pré-moldados.
5- Substituir as telhas por painéis solares é uma ótima opção para redução de custo ou para deixar o ambiente esteticamente confortável.
3 – A posição das placas no telhado
Vamos sempre procurar a face norte de seu telhado para a instalação dos painéis solares e mesmo que não esteja voltada, não se preocupe! A perda da produção de energia é muito pequena. Você pode ter o seu painel instalado em qualquer área do telhado menos as viradas ao Sul.
4 – O local onde o inversor será instalado
O inversor é o coração do sistema, ele é o equipamento eletrônico que vai transformar a energia solar em corrente alternada para ser consumida no imóvel. É importante protegê-lo de umidade ou incidência direta da luz do sol.
Em residências é muito comum utilizarmos os micro inversores, esses equipamentos são mais modernos e feitos para ficarem ao ar livre, dessa forma suportam mais as condições climáticas.
5 – Eletrodutos e conexão com os painéis solares
É importante ter um eletroduto que faça o caminho entre o inversor/micro inversor e os painéis solares no seu telhado e a caixa de distribuição, o quadro dos disjuntores.
O eletroduto pode ser aparente ou embutido (conduíte). Em residências, considere que até 4 cabos de 6mm devem vir dos painéis (telhado) até o inversor ou até o quadro de luz.
Também é importante prever uma caixa para chave / disjuntor independente do quadro. Isto vai facilitar as inspeções e reformas futuras.
6 – Aterramento do sistema fotovoltaico
Todos os sistemas fotovoltaicos devem ser aterrados por uma questão de segurança. Tradicionalmente os painéis são aterrados na estrutura e a estrutura à malha de aterramento da casa ou empreendimento.
Portanto, para facilitar também, deixe um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados para facilitar o processo.
Resumo
É muito simples preparar sua casa para receber os Sistema Fotovoltaico. Além das questões práticas da instalação não é necessário modificar sua propriedade ou projeto, pois tudo pode ser adaptado a construção em fase inicial ou já finalizada.
O mais importante do Sistema Fotovoltaico
Escolher a empresa que vai realizar o projeto, a instalação e monitoramento de sua usina solar é o passo mais importante para produzir energia limpa, renovável e inesgotável.