Glauco Diniz Duarte Tbic – como instalar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, ao contrário do que muitos pensam, a instalação de um sistema de energia solar é fácil e rápida, e cada vez mais competitiva. Isso ocorre por que os principais fabricantes de células e placas solares de todo o mundo estão investindo em novas linhas de produção com custos operacionais menores e maior produtividade, permitindo preços cada vez mais atrativos.
Passo 1: Entendendo a sua conta de luz
O primeiro passo é analisar a sua conta de luz. Procure na sua conta de luz o seu consumo mensal em reais, pois é com base neste número que você vai poder dimensionar o seu sistema de energia solar. Veja abaixo dois exemplos de onde encontrar o seu consumo mensal na sua conta de luz.
Para calcular o tamanho com mais precisão, utilize o valor do consumo mensal médio de energia considerando os últimos 12 meses. Saiba mais sobre sua conta de luz.
Passo 2: Simulando o custo da energia solar fotovoltaica
Tendo em mãos a informação da média de consumo mensal (em reais), é possível simular o custo de instalação de energia solar em sua casa ou até mesmo em sua empresa. Temos disponível em nosso site um simulador de energia solar, que funciona de forma muito simples: tudo o que você precisa fazer é preencher seu nome, seu e-mail, sua cidade ou a cidade mais próxima a sua e o seu consumo mensal, e você receberá automaticamente no seu e-mail uma cotação em menos de 1 minuto. Clique no link abaixo para ser redirecionado para o simulador:
Passo 3: Encontrando uma empresa de energia solar qualificada
Apesar de ser um processo relativamente simples, a instalação deve ser realizada por um técnico ou engenheiro experiente, pois há o risco de acidentes caso não seja feita corretamente. Além disso, para se conectar o sistema à rede elétrica, é necessária a autorização da distribuidora de energia, e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer essa solicitação.
Caso você esteja interessado em instalar um sistema solar fotovoltaico na sua residência, procure uma empresa de energia solar qualificada e solicite uma cotação de um gerador de energia e de sua instalação.
Importante!
Verifique se todos os instaladores possuem os certificados NR10 (para trabalhos com eletricidade) e NR35 (para trabalhos em altura), e se na hora da instalação todos estão usando EPIS – Equipamentos de Proteção Individual.
Passo 4: Instalando o sistema de energia solar
A primeira questão na hora de instalar é a localização geográfica da residência. O Brasil é um país favorecido pelas suas condições geográficas e apresenta uma incidência solar muito maior do que em países que investem muito mais nesse tipo de energia, como a Alemanha, por exemplo. Como estamos localizados no hemisfério sul do planeta, o painel solar deve ser instalado com a face orientada para o norte. Quanto ao espaço necessário, uma superfície inclinada de aproximadamente 10m2 já é mais do que suficiente para suprir a demanda de uma residência inteira que contenha equipamentos elétricos eficientes.
Um kit de energia solar fotovoltaica é composto por placas solares, inversor solar, estrutura de fixação das placas solares, cabos específicos, e outros materiais elétricos diversos como disjuntores. Edificações ideais para receber a instalação de um sistema de energia solar são aquelas cujo entorno seja livre de ventos, estruturas que possam causar sombras e superfícies reflexivas. Locais muito aglomerados dificultam a circulação de ar, que é fundamental para que os painéis solares não esquentem excessivamente.
O passo a passo abaixo demonstra de forma simplificada como é feita a instalação:
Preparar o local
Com base no layout definido no projeto, a equipe de instalação sobe no telhado e desenha onde será colocado cada painel solar.
Instalar os suportes
Em telhados de barro, as telhas são removidas e os suportes são aparafusados em pontos específicos provendo a base da fixação do sistema. Em telhados de metais, a instalação é mais simples e o suporte é aparafusado através da própria telha metálica promovendo segurança e proteção contra infiltrações.
Instalar os trilhos
As estruturas de fixação são pré-fabricadas, normalmente em alumínio. Os trilhos são feitos para encaixar perfeitamente nos suportes e prover um local perfeito para prender os painéis solares.
Instalar as placas solares sobre os trilhos e conectar os cabos
Com os trilhos bem fixos é hora de instalar os painéis em seus devidos lugares e conectar os cabos.
Conectar os painéis solares no inversor e instalar o inversor na rede elétrica
Esta é a parte final da instalação, onde quem trabalha é somente o eletricista. Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já está produzindo energia elétrica e você começa a economizar na conta de luz imediatamente.
Qual é a garantia dos materiais?
Os materiais que utilizamos em nossos projetos são de qualidade e referência no mercado.