Glauco Diniz Duarte Tbic – o que é fotovoltaica solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar. A palavra fotovoltaica vem da junção de duas palavras: foto, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico.
Dessa maneira, quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Mesmos em dias nublados ou com chuva temos uma pequena radiação solar, gerando uma determinada quantidade de energia elétrica.
O processo de transformação da luz solar em energia elétrica ocorre nas células fotovoltaicas. Neste processo, são utilizados materiais semicondutores como o silício, o arsenieto de gálio, telurieto de cádmio ou disselenieto de cobre e índio. A célula de silício cristalina é a mais comum. Atualmente, cerca de de 95 % de todas as células solares do mundo são de silício. Numa posição próxima do oxigénio, é o segundo elemento químico mais frequentemente utilizado na Terra. O silício apresenta uma disponibilidade quase ilimitada. O silício não existe como um elemento químico. Existe apenas associado à areia de sílica.
A luz solar é pura energia, composta de pequenos elementos denominados fótons. Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim eletricidade. O efeito fotovoltaico foi observado pela primeira vez por Edmond Bequerel em 1839.
A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias. Em sistemas conectados à rede, a energia gerada precisa passar por um equipamento chamado inversor, que irá converter a corrente contínua em alternada com as características (frequência, conteúdo de harmônicos, forma da onda, etc.) necessárias para atender as condições impostas pela rede elétrica pública. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.