Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona turbo diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se você viveu os anos 80 e 90 e já gostava de carros, certamente ouviu muito falar de turbo. Naquela época, turbo era sinônimo de muita potência, com doses cavalares de torque e coices no motorista/piloto quando a turbina “entrava em ação”. Confesso que eu adorava essa era romântica do turbo, em que ele era usado de forma quase que livre em diversas competições de primeira linha, desde a Fórmula 1 até o Rally, passando pelas arrancadas.
Hoje, para a indústria o turbo é sinônimo de eficiência e downsizing. Motores cada vez menores em volume ganham sistemas modernos que envolvem turbo e injeção direta, em uma equação que entrega boa potência, uma excelente faixa de torque e baixo consumo de combustível. A moda do turbo veio para ficar e cada vez mais carros terão este item em seus motores, inclusive sem que o consumidor perceba (ou mesmo saiba).
Mas, como funciona o turbo e por que ele aumenta tanto a potência do motor?
O turbocompressor utiliza como fonte de energia os gases de escapamento, que movem um rotor de turbina ligado a outro rotor através de um eixo, chamado de rotor do compressor. Este “aspira” o ar atmosférico e o pressuriza para o motor, resultando em uma maior quantidade de ar na câmara de combustão, o que significa uma queima mais rica e se traduz em maior potência.