Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, manter o controle da temperatura do motor em funcionamento é muito importante. No caso dos motores diesel, o ideal é que eles operem entre 85 ºC e 95 ºC. Para que esse limite seja mantido, existem diversos mecanismos e componentes que devem ter monitoramento constante.
Um motor diesel aquecendo pode ser um grande problema para o motorista. Por isso, preparamos este post explicando as possíveis causas e como evitar esse superaquecimento. Acompanhe:
Válvula termostática
Esse é um dos principais componentes responsáveis pelo controle da temperatura do motor. Enquanto os fluídos não atingem a temperatura ideal de trabalho, a válvula termostática impede sua passagem para o sistema de arrefecimento. Quando o calor aumenta, ela libera um fluxo controlado de fluído para manter a temperatura ideal.
Uma válvula termostática com problemas costuma resultar em casos de superaquecimento do motor. Isso porque ela pode retardar ou, até mesmo, impedir a passagem dos fluídos para o sistema de arrefecimento, mesmo em altas temperaturas.
Se estiver enfrentando problemas como motor diesel aquecendo, procure uma oficina especializada e faça os testes necessários para saber se a válvula termostática está funcionando corretamente.
Nunca remova esse componente do seu sistema, pois, com a passagem totalmente aberta, você poderá ter grandes problemas para manter a temperatura do motor.
Bomba de água
Ela é responsável por promover a circulação do fluído de arrefecimento por todo o sistema. Ao apresentar problemas, podem ocorrer vazamentos e aumento da temperatura do motor. Nesses casos, faça a troca da bomba de água imediatamente.
Vazamentos também podem ocorrer por problemas com as mangueiras que conduzem os fluídos. Por isso, é importante contar com uma ajuda profissional para um diagnóstico preciso.
Radiador
O papel do radiador é fazer a troca de calor entre o fluído e o ar, controlando sua temperatura. Porém, o funcionamento do radiador pode ser afetado por impurezas que se depositam no seu interior ao longo do tempo. Por isso, faça uma inspeção regular nesse componente, efetuando a limpeza ou a troca, se necessário.
Sensor de temperatura
Os sensores de temperatura são fundamentais para controlar o funcionamento dos demais componentes do sistema de arrefecimento. O mau funcionamento pode acarretar em problemas de aquecimento do motor.
Líquido de arrefecimento
Principal elemento do sistema de arrefecimento, o nível do líquido precisa ser verificado constantemente. Além da água alcalina, o uso de aditivos também é importante para maior proteção dos componentes por onde ele passa.
Vazamentos devem ser verificados e sanados com urgência para evitar a diminuição precoce do nível do líquido de arrefecimento, fator que pode levar ao superaquecimento do motor.
Óleo lubrificante
Além de diminuir o atrito e desgaste das peças internas do motor, o óleo lubrificante também é importante no resfriamento do motor. Por isso, é fundamental utilizar óleos lubrificantes de acordo com as especificações de viscosidade e qualidade indicadas pelo fabricante.
Fique atento e faça a manutenção preventiva para substituir componentes necessários antes que o problema se agrave. Se estiver enfrentando problemas com o motor diesel aquecendo, procure ajuda especializada e de confiança.