Glauco Diniz Duarte Tbic – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, para quem gosta de carro e tem como passatempo fazer a limpeza do carro em casa, sempre fica uma dúvida com relação ao motor. Deve-se limpá-lo?
A resposta é sim! O motor deve ser mantido limpo, por vários motivos. Evitar oxidações, e manter em bom estado principalmente os componentes elétricos. Manter o motor limpo também ajuda a identificar com maior facilidade possíveis vazamentos que venham a ocorrer.
Aí a questão levantada se tornará outra. Posso lavar o motor com água? A resposta é “depende”. Depende se seu conhecimento permite que seja feito dessa forma ou não.
Se você possuir conhecimento sobre mecânica automotiva, elétrica e eletrônica, e souber exatamente o que se deve isolar e proteger no momento da lavação, pode ser feito dessa forma sim. Mas se seu conhecimento sobre isso for pouco mais restrito, aconselha-se que a limpeza do motor seja feita a seco.
A limpeza a seco muitas vezes é mais demorada, mas o resultado pode ser bem satisfatório, e após uma boa limpeza as próximas serão muito mais fáceis.
Veja abaixo algumas dicas de como realizar a limpeza e que produtos podem ser utilizados:
O que utilizar:
Para realizar a limpeza, será necessário pincéis (tenha um com cerdas mais duras e outro de cerdas mais macias), panos limpos, esponja de limpeza, borrifador de água, e produtos específicos para limpeza e manutenção como desengripantes, descarbonizantes e desengraxantes específicos para essa finalidade (podem ser encontrados facilmente em autopeças).
Para áreas mais engorduradas, até produtos de limpeza como sabão líquido concentrado podem ajudar. Produtos para dar brilho e hidratar peças plásticas e de borracha também podem ser utilizados para o acabamento.
O que proteger:
Mesmo que a limpeza seja feita a seco, procure proteger componentes que pareçam mais sensíveis, como conectores, velas, central da injeção, sensores, terminais da bateria, relés, etc. Para isso utilize plásticos, panos, e se necessário elásticos ou fitas adesivas para prendê-los.
Desmontando peças:
Desmonte peças que forem somente de acabamento, principalmente as plásticas. Isso facilitará o acesso à determinadas partes do motor, além de tornar muito mais prática a lavação desses acabamentos fora do carro. Somente tome cuidado para não quebrar travas plásticas e nem perder parafusos de fixação.
Forração interna do capô pode ser desmontada também para lavação.
Como limpar:
Inicialmente, tire todo o pó do motor, principalmente nos cantos. Utilize o pincel mais duro em partes metálicas, e o pincel mais macio nas partes plásticas suscetíveis a arranhões.
Feito isso, utilize o pincel com o detergente líquido concentrado ou algum desengraxante para remover gorduras ou resquícios de óleo que estejam impregnados. Deixe o produto agir e depois limpe borrifando água no local. O descarbonizante também pode ser utilizado para remover algumas graxas, e limpar os terminais da bateria do carro. Repita esses processos quantas vezes for necessário.
Logo após, passe o pano para enxugar o local ou retirar o resto do produto de limpeza.
Utilize um pano úmido para limpar os lugares maiores e menos sujos, assim como a parte interna do capô do motor, etc.
Após a secagem, algumas pessoas gostam de utilizar desengripante para dar uma lubrificada em alguns lugares susceptíveis a oxidações. Alguns desengripantes também hidratam borrachas, mangueiras e plásticos.
Já outras pessoas preferem somente fazer hidratação com silicone ou outro produto revitalizador. Mas lembre-se: esses produtos costumam facilitar que a poeira fique grudada na superfície. O resultado fica muito melhor no momento, mas em longo prazo poderá dar mais trabalho para próximas limpezas.
As peças de acabamento retiradas podem ser lavadas em água corrente, com detergente e uma esponja. Enxugue-as bem e passe o revitalizador nessas peças também.
Forração do capô pode ser lavada com escova e detergente, e deixada ao sol para secagem.
Montagem e retirada das proteções:
Coloque todos os acabamentos e forrações novamente nos seus devidos locais, com cuidado para que fiquem bem encaixados e fixados.
Retire todas as proteções colocadas inicialmente, como plásticos e panos, evitando que fique algo em locais que possam vir a causar incêndio. Se necessário, passe um pano úmido nesses locais para tirar o restante de sujeira que possa ter ficado.
“Solupan” ou outros “limpa metais”:
Não caia na ilusão desses produtos. No momento a limpeza ficará excelente, todas sujeiras serão removidas e os metais ganharão brilho, mas isso se tornará apenas temporário. Esses produtos são muito agressivos, com uma química muito forte, e irão provocar oxidações e ferrugens, o que irá prejudicar o visual dos componentes.
Recomenda-se realizar uma limpeza assim mais profunda a cada 6 meses, e depois ir mantendo a limpeza somente retirando o pó com um pano e dando acabamentos.
Caso você utilize o carro mais em estradas de terra, onde há muita poeira, o prazo recomendado pode ser de 3 meses ou até menos.