Glauco Diniz Duarte Tbic – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a borra é uma camada grudenta procedente do biodiesel, formada por reações químicas. A bomba abastecedora absorve a borra acumulada no fundo do tanque e a leva para o filtro e bombas injetoras, impedindo a passagem do diesel e levando à interrupção ou falhas no funcionamento do motor.
Desde de 2008, os carros movidos a diesel têm enfrentado grandes problemas com a formação de borra. Neste mesmo ano passou a ser obrigatória a adição de biodiesel ao combustível e a redução da quantidade de enxofre.
Geralmente os motoristas se queixam da dificuldade de limpar os tanques, do aumento dos custos com a manutenção dos carros e de falhas mesmo em veículos com pouca quilometragem.
Conheça os principais problemas:
O teor de enxofre passou a ser reduzido no ano de 2010, saindo de 1.800 partes por milhão para apenas 10. Isso levou a um aumento de microrganismos que danificam os sistemas de combustível.
As variações climáticas geram condensação da água dissolvida no óleo e que se deposita no fundo dos tanques. As bactérias se desenvolvem na superfície dessa camada de água.
A alta pressão do desempenho dos motores gera um retorno de combustível quente nos reservatórios, aumentando a condensação. Sendo assim, a água pode arrastar pedaços de metal do próprio tanque.
A solução é utilizada na África, Ásia e América Latina (incluindo o Brasil, desde 2010), além da Europa. Mas tudo começou na França.
A francesa Actioil vende no País o A550, em embalagens que vão de 500 ml a mil litros e que exige uma única aplicação a cada 6 meses. Para cada 500 metros cúbicos de diesel tratados com o Actioil, cerca de 40,2 toneladas de dióxido de carbono deixam de ser emitidas na atmosfera, garante a empresa.
O A550 já é homologado pelas marcas Case, New Holland, Iveco, Volvo, JCB, Auxter, PESA Caterpillar, Motormac, Stara e Petrobras Distribuidora.