Glauco Diniz Duarte Tbic – Como lavar motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se tem uma coisa que é sinônimo de dor de cabeça é o motor do carro com problemas. Para não se incomodar no futuro você pode tomar alguns cuidados diários quem irão aumentar a vida útil do motor e evitar possíveis danos.
1 – Não aqueça o motor antes de começar a rodar;
Quando você for sair pela manhã ou quando o carro estiver frio, não é preciso esperar alguns minutos em marcha lenta. Apenas entre no carro e ligue o motor, coloque o cinto e ajuste o assento e espelhos.
Apenas esses 30 segundos já são o suficiente para que o seu carro esteja pronto para rodar. Mas vá com suavidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, pois ele ainda estará frio no começo.
2 – Evite acelerações bruscas;
Descer o pé totalmente no acelerador toda vez que o semáforo abre não vai lhe ajudar a chegar mais rápido, só vai apressar é a sua ida na oficina. Acelerar de maneira brusca é um dos hábitos mais danosos para a saúde do carro.
Rodando direto no trânsito o motor tende a trabalhar muito quente e esse tipo de condução aumenta ainda mais a temperatura do conjunto. Sobrecarrega o sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo.
3 – Não economize no filtro de ar e de óleo;
Economizar nesses dois filtros é a pior decisão que você pode tomar para a saúde do motor do seu carro. Troque o filtro de óleo toda vez que esgotar o fluido – nada de alternar troca sim, troca não. É uma peça barata demais, considerando sua importância no bom funcionamento do propulsor.
O mesmo vale para o filtro de ar. Nada de “bater um ar”, aspirar ou lavar. Troque sem dó.
Vinho ruim dá dor de cabeça. Óleo ruim também. Lembre dessa dica sempre que for comprar óleo e pensar em economizar. Se o fabricante recomenda o sintético (geralmente mais caro), siga a recomendação.
Não misture com óleo mineral. Prefira gerações mais novas do fluido, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.
Investir em qualidade melhor resulta em economia a longo prazo, pois óleos modernos, de qualidade, não precisam de aditivos. Siga o manual e antecipe trocas do fluido se você rodar por muito tempo em regimes severos (como trânsito ou áreas poluídas/empoeiradas).