Glauco Diniz Duarte Tbic – Como fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, restaurar, reformar, reconstruir ou retificar um motor de combustão interna, seja em razão de ter sofrido danos, seja por desgaste natural como consequência do uso.
É necessário primeiro entender coisas básicas sobre o motor de combustão interna para depois compreender o processo de retífica.
Para o perfeito funcionamento de um motor de combustão interna é necessário que haja determinadas folgas entre algumas peças móveis, que são estabelecidas por cada fabricante de acordo com cada modelo de motor, com o objetivo de permitir a passagem do óleo, responsável pela lubrificação, a fim de evitar o desgaste excessivo gerado pelo atrito entre os metais e permitir a dilatação térmica programada das peças internas, tais como: pistões, anéis, bielas.
A retífica do motor consiste em reajustar completamente essas folgas, bem como realizar todo o procedimento de usinagem das peças retificáveis (cabeçote, bloco, bielas, virabrequim) que estão sujeitas a danos causados por desgaste, empenação, queima por temperatura elevada ou mesmo rompimento de superfícies, tendo como objetivo padronizar o motor em medidas técnicas adequadas, a fim de garantir seu perfeito funcionamento.
Para que seja possível realizar o processo de retífica de um motor, de modo que volte a trabalhar com a mesma qualidade de um novo, é necessário substituir as peças danificadas por novas e originais e também realizar o procedimento de usinagem das peças retificáveis de modo a fazer com que estas voltem a operar com qualidade no motor.
O que causa a necessidade de realizar a retífica de um motor?
O motor novo sai de fábrica com recomendações técnicas de seu fabricante especificando as manutenções necessárias para garantir que este tenha uma longa vida. Entre essas recomendações está a retífica por quilometragem rodada, determinada de acordo com cada fabricante e modelo, normalmente descrita no manual do veículo.
A retífica do motor também pode ter outras motivações que vão desde um desgaste por tempo de uso, desgaste excessivo, bem como por danos gerados pela falta ou manutenção inadequada, ou mesmo, pela falha de algum dispositivo ou componente, cuja função é lubrificar ou dispersar a alta temperatura.
Listamos abaixo algumas das situações mais corriqueiras que levam à necessidade de realizar a retífica do motor:
RETÍFICA DE MOTOR POR DESGASTE:
a) Motor com desgaste natural:
Causas: é realizada quando o veículo atinge determinada quilometragem rodada, conforme indicação do fabricante, de acordo com o respectivo manual de cada modelo de veículo.
Sintomas possíveis: não há sintoma visível por não se tratar de dano e sim manutenção programada.
Execução: desmontagem e inspeção completa do motor, substituição das peças desgastadas, usinagem das peças retificáveis quando necessário.
Peças de substituição padrão: jogo de pistões com anéis, bronzinas dos mancais e das bielas, jogo completo de juntas com retentores, bomba de óleo, bomba de água.
b) Motor com desgaste excessivo:
Causas: ocorre ao longo do tempo de uso do veículo tendo como causas possíveis: falta de revisões periódicas, troca de óleo com quilometragem excedida, utilização de óleo lubrificante diferente da recomendada pela fabricante, combustível adulterado, retífica por quilometragem vencida há muito tempo.
Sintomas possíveis: perda de força ou potência do motor, fumaça branca ou azulada saindo pelo escapamento em pequena ou grande quantidade conforme a evolução do desgaste, nível de líquido do sistema de arrefecimento baixando rapidamente no reservatório.
Execução: desmontagem e inspeção completa do motor, substituição das peças desgastadas ou danificadas, usinagem das peças retificáveis ou retífica destas se houverem danos críticos.
Peças de substituição padrão: jogo de pistões com anéis, bronzinas dos mancais e das bielas, jogo completo de juntas com retentores, bomba de óleo, bomba de água.
RETÍFICA DE MOTOR POR DANOS:
a) Motor Danificado por Calço hidráulico:
Causas: ocorre quando há excesso de combustível injetado na câmara de combustão, causado por bomba injetora ou bicos injetores com defeito, que em alguns casos travam abertos, ou quando há entrada de água para dentro da câmara de combustão, resultado de junta queimada, defeituosa ou danificada, de modo a impedir o pistão de realizar a compressão da mistura com objetivo de prepará-la para a combustão.
Sintomas possíveis: tranco no motor ao ligar o veículo, tranco no motor quando em funcionamento seguido de barulhos de metais batendo, sendo possível que haja um barulho de estouro seguido de derramamento de óleo originado de um buraco aberto no bloco pela biela que se quebra e sequencialmente é projetada contra a parede do bloco.
Danos possíveis: bloco furado pela biela quebrada no momento do tranco, biela empenada ou quebrada, pistão quebrado, entre outros possíveis.
Execução: desmontagem e inspeção completa do motor, substituição das peças quebradas, usinagem das peças retificáveis, recuperação das peças quebradas através de solda e tratamento do metal quando possível (solda do bloco furado, enchimento do colo do virabrequim), inspeção e retífica de bicos injetores, bem como, da bomba injetora.
Peças de substituição padrão: jogo de pistões com anéis, bronzinas dos mancais e das bielas, jogo completo de juntas com retentores, bomba de óleo, bomba de água.
b) Motor Danificado por Superaquecimento:
Causas: ocorre quando o sistema de arrefecimento falha em exercer seu papel, em razão de algum componente defeituoso tal como bomba de água ou mesmo mangueiras de fluídos, permitindo a evacuação ou evaporação do líquido de arrefecimento do motor ao ponto de danificá-lo ou até mesmo fundir peças internas através do derretimento dos metais.
Sintomas possíveis: motor travado, motor emitindo barulhos internos de metais batendo entre si, fumaça no cofre do motor seguida de líquidos superaquecidos jorrando, vestígios de água misturada no óleo lubrificante ao conferir a vareta de nível.
Danos possíveis: peças fundidas entre si por conta da alta temperatura, peças quebradas, juntas queimadas, peças derretidas, entre outras possíveis.
Execução: desmontagem e inspeção completa do motor, substituição das peças quebradas ou derretidas, usinagem das peças retificáveis quando possível, recuperação de peças com danos críticos quando possível através de procedimento de solda e tratamento do metal.
Peças de substituição padrão: jogo de pistões com anéis, bronzinas dos mancais e das bielas, jogo completo de juntas com retentores, bomba de óleo, bomba de água.
c) Motor Danificado por Falta de Lubrificação:
Causas: o sistema de lubrificação é responsável pela redução do atrito entre as peças internas do motor, de modo a evitar que estas sofram danos por conta do aumento das folgas tecnicamente estabelecidas para permitir a passagem do óleo lubrificante pressurizado. Quando há falha de um dos componentes deste sistema, tal como a bomba de óleo entupida por borras ou por evacuação do óleo lubrificante, o atrito se faz presente ao ponto de danificar as superfícies dos metais, bem como causar profundos desgastes que levam o motor rapidamente à quebra.
Sintomas possíveis: o motor em funcionamento começa a emitir barulhos de metais internos batendo entre si, de modo que este barulho aumenta concomitante a rotação do motor podendo levá-lo ao ponto de travar.
Danos possíveis: peças internas quebradas, peças com superfícies profundamente danificadas, entre outras possíveis.
Execução: desmontagem e inspeção completa do motor, substituição das peças quebradas, usinagem das peças retificáveis quando possível, recuperação de peças com danos críticos quando possível através de procedimento de solda e tratamento do metal.
Peças de substituição padrão: jogo de pistões com anéis, bronzinas dos mancais e das bielas, jogo completo de juntas com retentores, bomba de óleo, bomba de água.