Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor

Glauco Diniz Duarte Tbic - Como funciona retifica de motor
Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor

Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os cuidados com um motor retificado devem fazer parte da rotina de todo o motorista que quer conservar o próprio carro e, com isso, preservar o patrimônio adquirido. É comum ouvirmos dizer que o motor é como se fosse o coração de um automóvel, já que é deste componente que parte a força necessária para fazer o veículo se movimentar.

Você também já deve ter ouvido falar que o conserto de um motor é um dos serviços mais caros em uma oficina. Por isso, se quer proteger o propulsor do seu carro por mais tempo, confira a seguir quatro cuidados com um motor retificado.

A importância de amaciar o motor

Antes de tratarmos exatamente a respeito do que você deve fazer para estender a vida útil de um propulsor recondicionado, vale lembrar um pouco sobre o que é retificar. Como você já deve saber, o motor é composto por itens, como pistão, biela e virabrequim, entre outros, que trabalham em altas rotações e em altas temperaturas. Esse movimento gera atrito e, com o passar do tempo, é comum haver desgaste das peças. Consequentemente, o motor perde desempenho e passa a gastar mais combustível e a queimar óleo além da conta.

Quando o carro já rodou bastante, em torno de 200 mil quilômetros, geralmente aparece a necessidade de se fazer uma retífica, que serve para devolver ao motor as características originais de fábrica. Isso porque, com o tempo de uso, as peças do propulsor tendem a possuir desgastes, folgas, desalinhamentos, entre outros problemas, que prejudicam a performance do veículo. Antes de procurar por uma retífica, porém, é importante saber se a oficina segue os procedimentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para retificação de motores e se garante a qualidade do serviço.

Se o conserto no motor for feito da maneira correta, depois da restauração, a vida útil do propulsor pode se igualar à de um motor novo. Da mesma maneira, os cuidados com um motor retificado são semelhantes aos com um propulsor zerado. Por exemplo, o motorista deve ficar atento ao amaciamento das peças. Retíficas mais especializadas, que possuem um equipamento chamado dinamômetro, já entregam o motor pré-amaciado. Caso contrário, o motorista terá que fazer esse trabalho por conta própria, geralmente entre 500 e 1000 quilômetros após a retífica.

Quando receber o propulsor da oficina, cheque se não há manchas de óleo ou de água no bloco. É importante que o motor seja entregue seco. Ao ligá-lo pela primeira vez, depois da retífica, observe se não há vazamentos nas juntas. Isso não deve ocorrer.

Saiba mais em https://www.retificatonucci.com.br

Cuidados com um motor retificado

Na etapa de amaciamento, assim que você receber o motor retificado é importante que ligue a chave do carro e deixe o propulsor aquecer em marcha lenta durante um tempo, até que a ventoinha seja acionada duas vezes. Isso serve para que o sistema de injeção eletrônica faça a leitura do funcionamento do motor, por meio dos sensores, e realize os ajustes necessários para obter o melhor rendimento da queima da mistura de ar e combustível.

O aquecimento também serve para que o óleo possa aumentar de temperatura, passar pelos dutos das paredes do bloco e lubrificar as peças móveis do motor. Lembre-se de que o óleo tem papel crucial nos quilômetros rodados logo após a retífica, já que ele pegará eventuais partículas que tenham sobrado do processo de retificação. Vamos falar mais do óleo em seguida. Antes, cabem algumas dicas quanto à direção.

Quando for amaciar o motor, não faça acelerações bruscas. Procure não forçar o propulsor nos quilômetros que sucedem a retífica, o que inclui não esticar as marchas. Ainda assim, não ande com o carro em rotações muito baixas. Tenha em mente que o período de amaciamento serve, também, para checar se o serviço de retificação foi feito com qualidade e se não será preciso de algum reparo. Geralmente, as oficinas oferecem garantia para esse trabalho, mas, para isso, é requisito que o motorista faça algumas revisões no estabelecimento.

Trocar o óleo e o filtro

Como já ressaltamos anteriormente, o óleo do motor tem função primordial de lubrificar as peças internas do propulsor para diminuir o atrito e o desgaste prematuro dos componentes, além de ajudar na refrigeração do bloco. Por isso, depois da restauração do motor, acompanhe com mais rigor o nível do óleo para que ele esteja entre as marcações de mínimo e máximo. Fique atento para uma eventual diminuição muito rápida do nível. Se isso ocorrer com frequência, leve o carro ao mecânico que fez o conserto.

A primeira troca de óleo após a retífica é essencial para o bom funcionamento do motor, já que partículas originadas da retificação ficam presentes no lubrificante e no filtro. A primeira troca de óleo do motor retificado deve ocorrer, geralmente, entre 500 e 1.000 quilômetros após o conserto.

As trocas seguintes, via de regra, ocorrem 3.000 e 5.000 quilômetros após a retífica. Vale lembrar que sempre é importante trocar o óleo e o filtro juntos, para garantir maior pureza do lubrificante e evitar que partículas danifiquem o movimento das peças. As trocas seguintes geralmente ocorrem a cada 5.000 quilômetros. Procure sempre colocar o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.

Substitua o filtro de ar no tempo certo

Outro item importante para o bom funcionamento do motor retificado é o filtro de ar. Esse elemento serve para que a câmara de combustão de cada cilindro seja alimentada com ar puro, sem partículas que possam danificar o pistão, os anéis de vedação e outras peças do motor. Entre os cuidados com um motor retificado, deve-se sempre vistoriar o filtro de ar a cada revisão. Saiba que, se houver sujeira, umidade e danos no material filtrante, o filtro deve ser imediatamente trocado por um novo. Tenha em mente que se o ar que entra no cilindro não for de boa qualidade, a queima da mistura ar/combustível não será ideal e, com isso, o carro perderá desempenho.

Como você pode perceber, o motorista deve ter uma atenção especial nos cuidados com um motor retificado, para estender a vida útil de um carro usado e para trafegar tranquilamente ainda por muitos quilômetros.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Tbic - Como funciona retifica de motor
Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária Metropax - Funerária Belo Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA PARTICULAR ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Crachá
Crachá
Fernanda Cunha Fotografie - Neugeborene - Bad Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
Advogados GGSA - Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA
Advogados GGSA
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112