Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, independente se o motor é de um carro zero-quilômetro ou se ele é retificado, existem recomendações a serem seguidas para uma maior vida útil, como o amaciamento. Evitando assim, o desgaste precoce de seus componentes.
O amaciamento do motor não é uma recomendação, e sim uma determinação das montadoras. Claro que hoje em dia, o processo de amaciar um motor novo é diferente de antigamente e tem mais relação com o assentamento correto das peças do que sobras de material metálico em contato direto com o óleo do motor.
O proprietário deve seguir e respeitar esse período necessário para que o produto tenha uma maior vida útil, caso as recomendações não sejam seguidas, o carro pode apresentar sérios problemas futuros.
Cada montadora tem suas determinações de acordo com seu projeto de motorização. Existem algumas que recomendam andar sem abusar de altas rotações, principalmente nos primeiros 1.000 km rodados.
Outras montadoras pedem para não fazer uso de acelerações bruscas, uso de marcha baixa com acelerador em plena carga, entre outras regras.
O período de amaciamento não é igual para todo carro e é sempre essencial verificar o manual do veículo antes de efetuar qualquer prática. Porém, algumas recomendações gerais são:
Não andar em velocidades muito altas;
Não acelerar bruscamente;
Realizar as trocas de óleo na quilometragem recomendada;
Evitar andar em rotações altas, não passar das 4 a 5 mil rotações por minuto;
Aquecer o motor por um tempo antes de sair com o carro, por volta de 3 minutos;
Trocar as marchas suavemente;
Coloque combustível de qualidade para evitar falhas.
Nos motores retificados é sempre bom verificar o que é pré-determinados pela retífica, mas procure seguir os mesmos passos apresentados acima para evitar futuros problemas com o motor.