Glauco Diniz Duarte Tbic – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a retifica do virabrequim serve para recuperar esse importante peça que compõe um motor a combustão. Os motores movidos a gasolina, álcool ou diesel são compostos por pistões que se movimentam com a explosão da combustão. Esses pistões estão conectados as bielas, que estão instaladas no virabrequim.
O virabrequim transforma a energia da movimentação das bielas, conduzindo e rotacionando o eixo. Portanto, essa é uma peça que realiza movimentações constantes, sendo importante preservar a sua superfície e balanceamento.
Este componente deve ser livre de desgastes, além disso, as bielas possuem medidas que são fundamentais para garantir o equilíbrio no funcionamento do virabrequim. Qualquer avaria pode gerar atrito, o que prejudica o desempenho do motor, gerando ruído e diminuindo sua vida útil.
Portanto, a retifica do virabrequim é um procedimento mandatório para aqueles que precisam recuperar um motor. Esse processo é feito em diferentes etapas, que consistem em serviços técnicos e de alta precisão.
Entre algumas etapas da retifica do virabrequim, estão:
inspeções minuciosas (trincas, roscas e demais condições da peça);
retíficas dos colos de bielas e mancais;
polimento;
recuperação do rasgo de chaveta;
alinhamento dos mancais do eixo de manivelas;
balanceamento dinâmico.
Portanto, somente na retifica do virabrequim são executados inúmeros serviços de recuperação. A retífica completa do motor inclui uma atenção às demais partes que o compõem, como o bloco, as bielas, os comandos, os pistões e o cabeçote.
Por isso, é muito importante contar com os serviços de uma oficina especializada em retífica.