Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Tbic – Diferença entre motor diesel e Otto

Glauco Diniz Duarte Tbic - Diferença entre motor diesel e Otto
Glauco Diniz Duarte Tbic – Diferença entre motor diesel e Otto

Glauco Diniz Duarte Tbic – Diferença entre motor diesel e Otto

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, qualquer profissional que trabalha ou deseja trabalhar em uma oficina mecânica precisa aprimorar seus conhecimentos para se destacar. Nesse sentido, conhecer muito bem as características dos ciclos de funcionamento dos motores é essencial. As manutenções variam bastante em cada modelo.

Entrando um pouco na teoria, os motores de combustão interna são sistemas que transformam a energia liberada pela queima do combustível em movimento mecânico, que é transmitido pelos pistões, bielas, virabrequim e volante. Hoje, mostraremos como esse processo acaba sendo realizado de diferentes formas. Siga com a gente!

 

Saiba mais em https://www.retificatonucci.com.br

 

Os principais ciclos de funcionamento

Entre os motores utilizados atualmente nos veículos, podemos definir três grupos principais de ciclos de funcionamento: Otto, Diesel e Skyactiv-X. A seguir, vamos entender um pouco melhor como cada um funciona.

O Ciclo Otto

Seu processo de combustão é ativado, quase sempre, por uma faísca elétrica (no passado, também existiu o sistema de “tubo quente”). Esse modelo carrega o nome do engenheiro alemão Nikolaus August Otto, que o criou em 1876. O ciclo é formado pelas etapas de admissão, compressão, expansão e exaustão.

Na admissão, cada pistão desce dentro do seu cilindro de forma a aumentar o volume dessa câmera e admitir a mistura de ar com combustível. Após esse primeiro “tempo”, a válvula de admissão é fechada e o pistão inicia um movimento de subida para comprimir esse fluido, aumentando sua pressão.

No terceiro estágio, quando o pistão está quase chegando ao chamado “ponto morto superior”, a vela solta a faísca, o que provoca a explosão da mistura. Por fim, depois que o pistão atinge o “ponto morto inferior”, a válvula de escape é aberta e, conforme ele sobe, os gases queimados são lançados para fora.

Esse funcionamento básico dos chamados “motores de quatro tempos com ignição por centelha” você conhece bem. Mas o interessante é que existem variações do ciclo Otto – como o Miller, o Atkinson e o Budack – que estão fazendo muito sucesso atualmente. A seguir, vamos explicar cada um deles.

Ciclo Miller

Foi patenteado pelo engenheiro norte-americano Ralph Miller em 1957 e usado por algumas montadoras, como a Mazda, Subaru e Caterpillar. Em relação ao ciclo Otto, a principal diferença está no tempo de abertura das válvulas.

Talvez você conheça essa tecnologia pelo nome de “cinco tempos”. Mas, na verdade, também são quatro (admissão, compressão, expansão e exaustão), apenas uma etapa da compressão é feita com a válvula de admissão aberta.

Dessa forma, o ciclo Miller reduz o esforço sobre os pistões e mantém a mistura mais fria. Quando sobe, comprimindo o ar com o combustível, o pistão chega a percorrer até um terço do percurso com a válvula de admissão aberta.

Você pode estar se perguntando: mas isso não funciona direito, parte da mistura vai voltar pelo sistema de admissão! Sabe por que isso não acontece? Todos os motores Miller contam com compressores mecânicos ou turbos.

Ciclo Atkinson

Na verdade, a grande contribuição de Miller foi evoluir o conceito criado pelo engenheiro inglês James Atkinson em 1882. A grande diferença entre essas duas tecnologias é que a invenção original não usa turbo e nem compressor.

Por essa razão, apesar de ser um motor durável e econômico, tem menos potência quando comparado a uma unidade Otto tradicional. Mas, apesar dessa limitação, é perfeito para os carros híbridos, como o Toyota Prius.

Esses modelos têm dois motores trabalhando em conjunto (um a combustível e outro a eletricidade) e uma central eletrônica faz os ajustes para cada situação. O funcionamento é perfeito e um sedan chega a fazer mais de 20 km/l!

Ciclo Budack

Engenheiro do grupo Volkswagen, o alemão Ralf Budack busca novas formas para melhorar a eficiência dos motores há mais de 20 anos. Obteve a primeira patente do seu novo ciclo em 2004 e a novidade chegou aos carros em 2017.

O chamado “Ciclo B” também atua na abertura das válvulas. A novidade é que o controle varia a cada instante. Se o motor não está sendo exigido, o tempo de admissão é bem curto. Quando é preciso ter potência máxima, ocorre o inverso.

Para funcionar dessa maneira, mudando a cada momento sem que o motorista perceba, esses motores têm muita eletrônica, sistemas hidráulicos avançados, quatro válvulas por cilindro, injeção dupla (indireta e direta) e turbo.

O Ciclo Diesel

De origem alemã, mas nascido em Paris, Rudolf Diesel desenvolveu seu motor durante vários anos. Em 1897 conseguiu fazer a primeira unidade funcionar direito. Podia consumir derivados de petróleo, óleos vegetais e até pó de carvão.

Enquanto um motor do ciclo Otto trabalha com uma mistura de ar e combustível na fase de admissão, a invenção de Diesel usa apenas o ar. O óleo é injetado nos momentos finais da compressão e serve para inflamar a mistura.

Forte e robusto, apesar de mais poluente, o motor Diesel ainda é o mais usado em todo o mundo para impulsionar veículos pesados e utilitários. No Brasil, está proibido nos carros desde 1976, mas essa aplicação é comum mundo afora.

O Ciclo Skyactiv-X

Por último, vamos mostrar uma tecnologia nova e muito curiosa, que pretende unir as vantagens dos motores com ciclos Otto e Diesel. É o Skyactiv-X, apresentado em 2017 pelos japoneses da Mazda e vendido em vários países.

Vamos começar entender as diferenças? Um motor comum a gasolina usa uma relação aproximada de 14 partes de ar para uma de combustível. No modelo japonês essa proporção pode chegar a 30:1 em algumas situações.

Ao entrar no cilindro, essa mistura é comprimida ao máximo, como num motor do ciclo Diesel. Depois, quando o pistão está perto do topo, uma segunda “dose” de combustível é lançada na centelha da vela, iniciando a combustão.

O incrível é que, de uma forma mais simples, essa tecnologia existe desde 1925. Foi criada pelo engenheiro sueco Jonas Hesselman. Os primeiros caminhões da Volvo e Scania usavam esses motores e funcionavam com “quase tudo”.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Tbic - Diferença entre motor diesel e Otto
Glauco Diniz Duarte Tbic – Diferença entre motor diesel e Otto
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Funerária Metropax - Funerária Belo Horizonte
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
AULA PARTICULAR ONLINE
AULA PARTICULAR ONLINE
Crachá
Crachá
Fernanda Cunha Fotografie - Neugeborene - Bad Segeberg
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg
Advogados GGSA - Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados
Advogados GGSA
Advogados GGSA
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL BH - Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112