Glauco Diniz Duarte Tbic – Durabilidade do motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, no Brasil, o diesel é proibido em carros menores, de passeio. Ele é o combustível dos carros maiores, como: caminhões, ônibus, tratores, veículos ferroviários e marítimos.
Entretanto, o poder legislativo já tenta há muito tempo regularizar o diesel para todos os carros, mas o projeto encontra barreiras ao ser aprovado na câmara. Consumidores donos de automóveis vislumbram a redução de gastos com combustível se o uso do produto fosse regularizado. Isso porque, a comparação de preços feita em relação à gasolina demonstra uma diferença significativa.
Mas, afinal, quais são as particularidades dos motores a diesel?
As diferenças entre diesel e gasolina não param na comparação de valores das bombas, listamos aqui 7 particularidades dele, vejamos:
Composição química
O diesel é composto por uma fórmula química somada ao petróleo que gera uma combustão interna quando o óleo e o oxigênio entram em contato. Essa combustão é a energia que gera o potencial para o motor.
Devido essa sua composição, ele apresenta características de coloração amarelada e de odor bastante intenso. Dessa forma, é fácil identificar possíveis problemas que interferem na qualidade do produto, como as borras, por exemplo, que atuam na falta de translucidez do diesel.
Baixo consumo
Por conta de uma taxa de compressão muito maior do que ao de um motor a gasolina, carros que utilizam o diesel como combustível percorrem mais quilômetros gastando menos produto.
O preço do combustível, como já falamos aqui, é mais em conta relacionado à gasolina. Por outro lado, por usar tecnologia em sua fabricação, tanto o preço do motor quanto de sua manutenção são mais elevados.
O motor a diesel dura mais tempo, inclusive pelo fato de ser pouco queimado por quilometragem. Porém, é importante ter cuidado, pois, o diesel quando armazenado por períodos longos, tem a possibilidade de degradar por fatores orgânicos.
Quanto mais tempo parado, o diesel cria micro-organismos que favorecem a decomposição do produto. Os micróbios geram sujeira, fungos, bactérias, acúmulo de água e borras, elementos causadores de estragos e prejuízos no motor.
Limpeza específica
Caso ocorra um prolongamento de tempo ao armazenar o diesel, é recomendado fazer uma avaliação periódica. Ao sinal de qualquer anormalidade, deve ser feita uma limpeza especifica, troca do produto e, dependendo do caso, dos equipamentos que compõem a sua estrutura. Ao contrário do que se pode pensar, a limpeza não deve ser realizada com água, mas sim com o próprio óleo.
Categorias de diesel
Existem dois tipos de diesel. O diesel rodoviário, S10 e S500, e o diesel não rodoviário, S1800. Os óleos S10 e S500 são menos tóxicos para o meio ambiente por ter menor quantidade de enxofre na sua composição. A numeração 1800, 10, 500 equivale a quantidade em mg de enxofre por kg de óleo.
A redução de agentes poluentes pode chegar até 90% em relação ao S1800 que, já não é mais recomendado pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Além disso, o diesel possui maiores quantidades de hidrogênio que contribui para dissolver as impurezas.
Potencial energético x público alvo
Conforme falamos aqui, o diesel não pode ser comercializado para automóveis pequenos, ficando restrito a um público específico que devem atender algumas exigências.
Por conta da sua fórmula, e energia altamente potente, o veículo deve apresentar capacidade de carga alta, assim como tração 4×4.
Dessa forma, alguns automóveis esportivos que ultrapassem o valor de mercado em R$ 100.000,00, podem utilizar o combustível se estiverem dentro de todas as normas.
Fazem parte da lista desses automóveis as marcas e modelos:
Jeep Renegade Custom 4×4 2.0 16V AT9
Land Rover Discovery Sport SE 2.0 TD4
Fiat Toro Freedom 2.0 16V
Tanques de armazenamento
O armazenamento do diesel é uma particularidade importante, pois, se feita de maneira indevida e não receber os cuidados necessários, pode causar danos ao combustível.
Um dos cuidados que se deve ter atenção é na presença de materiais metálicos, como: cobre, bronze, latão e o ferrugem. Esse elemento pode causar corrosões e gerar resíduos que sujam e contaminam o diesel.
A questão da temperatura também deve ser considerada. Nem muito alta, nem muito baixa. A temperatura do diesel tem que está ambiente para não favorecer o surgimento de micro-organismos, muito menos o envelhecimento do produto.
Entre vantagens e desvantagens com relação a motores de gasolina, o diesel não deixa de ser mais uma opção de combustível com intuito de diminuir o preço nas bombas.
Contudo, o motor a diesel ainda é uma ideia utópica para o Brasil devido a sua proibição há muito tempo atrás. Conforme alguns especialistas, essa proibição não faz mais sentido nos dias atuais, mas as barreiras ainda são encontradas no percurso da regularização.