Glauco Diniz Duarte Tbic – Como é feita a lubrificação dos motores a diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o diagnóstico do sistema de lubrificação é uma das principais análises realizadas pelo profissional da oficina. Como você bem sabe, esse é o conjunto responsável pela lubrificação, refrigeração e fluidez do motor, garantindo seu funcionamento de forma eficiente.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo completo sobre o sistema, em que descrevemos as curiosidades técnicas sobre seu funcionamento, suas falhas, processos e etapas para um diagnóstico certeiro. Por fim, ainda apresentamos os principais cuidados na escolha, manuseio e aplicação do óleo lubrificante.
Como você perceberá nesta leitura, a falta de lubrificação, na maioria das vezes, não é um problema que acontece por conta de uma bomba defeituosa, mas sim, pela negligência no momento da reposição do fluido no reservatório. Agora, o que você acha de acompanhar estas informações indispensáveis ao seu cotidiano profissional? Venha com a gente!
O funcionamento do sistema de lubrificação
Antes de qualquer coisa, esse é um sistema que trabalha na preservação do conjunto mecânico, sendo crucial para a durabilidade no longo prazo. O seu funcionamento é bastante simples, variando apenas em função do projeto aplicado no veículo — que pode ser de cárter úmido ou seco.
Basicamente, o sistema consiste em um projeto hidráulico, que canaliza e desloca o fluido lubrificante dentro de um circuito fechado. Esse percurso atravessa os principais componentes do motor, distribuindo refrigeração e fluidez nas seções com a maior concentração de atrito e calor.
Quando o sistema de lubrificação funciona bem, o veículo opera dentro da faixa ideal de temperatura, com o consumo adequado de combustível e preservação das peças. Já na situação inversa, o motor opera em sobrecarga, lidando com calor extremo e atrito, que acabam acelerando o desgaste dos componentes internos.
Cárter úmido
Essa é a solução mais popular entre os veículos. Nessa abordagem, todo o óleo lubrificante fica armazenado no cárter sob o motor. Normalmente, esse reservatório suporta entre 4 a 6 litros de fluido, que são suficientes para entregar um fluxo contínuo de refrigeração. Para que o óleo acesse o circuito e percorra o motor, existem algumas etapas.
Primeiramente, o pescador da bomba capta o fluido no reservatório. Então, o óleo atravessa um filtro para, depois, ser canalizado para as galerias internas do motor. Esse deslocamento acontece por conta da pressurização gerada pela bomba. Com isso, a lubrificação dos componentes acontece por meio de três maneiras:
o deslocamento e contato do fluido pelo circuito;
o respingo do produto ao se chocar contra as peças;
a névoa pressurizada que paira junto dos componentes.
Além disso, também é importante conhecer a razão de essa ser a abordagem mais popular do mercado. Isso acontece porque esse é o projeto com o menor custo de fabricação, que conta com peças e materiais mais em conta do que aqueles utilizados no cárter seco. Com isso em mente, a produção em massa de veículos equipados com essa solução acaba sendo mais vantajosa.
Porém, também existe uma justificativa mais funcional, que argumenta que os veículos comuns não precisam da sofisticação do cárter seco. Como esses modelos não são desenvolvidos para a alta performance, não há motivos para as montadoras se preocuparem com o frequente balanço e deslocamento de óleo dentro do reservatório.
Cárter seco
Foi justamente nesse gancho que surgiu a necessidade do cárter seco. Afinal, existe todo um segmento de veículos de alta performance — que vão de modelos esportivos e luxuosos até os aviões. Não, você não leu errado! O cárter seco é uma solução consagrada na aeronáutica, já que essas máquinas operam em várias angulações, o que é um ponto em comum com os veículos de alto desempenho.
Como exemplo, podemos utilizar os automóveis de competição. São modelos que precisam lidar com acelerações e frenagens constantes, que além de provocarem um balanço violento de força G, também causarão algumas inclinações na carroceria, interferindo no deslocamento do óleo dentro do cárter — no projeto úmido, e é aqui que mora o problema.
Esse acúmulo em uma região do reservatório pode gerar uma série de situações, tais como:
dificultar a captação do óleo pelo pescador da bomba;
drenar potência do motor, causado pelo arrasto hidráulico;
prejudicar o funcionamento de todo o sistema pela produção de espuma.
Para contornar esses problemas, foi desenvolvido o cárter seco, que entrega a lubrificação pressurizada diretamente nas peças móveis. Nessa solução, o sistema é composto por um cárter posicionado na parte inferior do motor, com tamanho menor quando comparamos ao úmido e vários outros reservatórios próximos de pontos estratégicos do conjunto mecânico.
O funcionamento ocorre da seguinte maneira:
quando o óleo do cárter está quase atingindo uma temperatura extrema, a bomba de pressão é acionada;
então, a pressurização envia o fluido que está armazenado nos reservatórios estratégicos, lubrificando e refrigerando os pontos críticos com maior agilidade;
a gravidade faz com que esse óleo escorra e retorne ao reservatório, local onde será resfriado rapidamente.
Mas, como era de se imaginar, toda essa sofisticação tem um preço. O maior número de bombas, reservatórios, tubulações e válvulas faz com que esse projeto esteja restrito aos modelos mais caros e luxuosos — que, por consequência, também costumam equipar os motores mais vigorosos.
As principais causas de falha na lubrificação
Por se tratar de um sistema relativamente complexo, é bastante natural que existam muitas causas aos problemas de lubrificação. Pensando nisso, compilamos as falhas mais comuns no conjunto, tornando o seu diagnóstico mais preciso e eficiente. Dê uma olhada!
Também conhecidas como mancal, capa ou casquilho, as bronzinas têm um papel fundamental na redução de atrito dentro de um projeto mecânico, de modo que o funcionamento dessa peça depende diretamente do fluxo de lubrificante entre suas paredes e o componente interno que ela protege.
Com isso em mente, é indispensável que você perceba a importância de analisar essa peça com atenção, pois nela se escondem vários sintomas de um carro com uma lubrificação deficiente. Em cenários normais, o desgaste de uma bronzina se demonstra de maneira uniforme, atingindo pouco mais da metade da superfície da peça. Apesar disso, existem situações que exigem maior cuidado e consideração.
O primeiro caso fica por conta dos sinais de superaquecimento, quando você identifica que a peça está escura e com vários pontos de atrito. Nesse exemplo, uma lubrificação ineficiente não forneceu um fluxo constante da película lubrificante que ficaria entre as peças, aumentando a temperatura do conjunto e desgastando os componentes. Para essa situação, as causas mais frequentes são:
motor sobrecarregado;
folga insuficiente entre as bronzinas e os munhões;
bloco ou virabrequim desalinhados;
contaminação por impurezas, como detritos metálicos, poeiras e afins.
Já em um segundo momento, existem os casos em que a bronzina está frouxa. Esse excesso de folga, visto como um problema de assentamento, apresenta alguns sinais bem claros na aparência da peça, contrastando regiões polidas e brilhantes com escuras e manchadas. Isso sugere a fixação inadequada do componente, que está vibrando durante o funcionamento. Aqui, as causas mais comuns são:
torque insuficiente na fixação;
limagem da partição da bronzina;
alojamento com um diâmetro maior.
Por terceiro e não menos importante, temos o caso da peça que sofreu com a corrosão. Nesse cenário, o diagnóstico é bastante rápido, uma vez que a bronzina apresentará uma superfície repleta de regiões escuras e esponjosas, que sugerem o desgaste causado por algum componente químico. As causas costumam ser:
lubrificante com composição inadequada, com elementos ácidos em sua fórmula;
longo período entre a reposição do fluido;
abastecimento com combustível adulterado.
Falta de troca do óleo
Geralmente, esse é um problema relacionado com a negligência do proprietário. Como todos sabemos, os fluidos lubrificantes também contam com um tempo de durabilidade, de maneira que as montadoras recomendam nos manuais de seus modelos os períodos adequados para a reposição do óleo.
Quando esses intervalos são ignorados, o conjunto mecânico passa a sofrer com as consequências de um fluido que já não tem as mesmas vantagens químicas de quando era novo. Dessa maneira, a composição não apresente a mesma capacidade de refrigeração de antes, também alterando suas especificações de viscosidade e lubrificação.
Nessa história, podemos somar o fato de que é bastante provável que o fluído esteja contaminado por partículas nocivas às galerias internas do motor. Com a falta de reposição, o veículo continuará circulando essa mistura abrasiva e ineficiente ao longo de seu funcionamento, acelerando o desgaste de todas as peças atingidas.
Mistura de óleos
Já aqui, temos uma das práticas mais condenáveis à durabilidade do veículo. Sim, nós entendemos que são muitas as vezes em que não é necessária uma reposição completa, uma vez que o nível do reservatório já está parcialmente preenchido. Porém, lembre-se que não é correto fazer a mistura de soluções lubrificantes — já deixe seu cliente ciente disso!
As diferentes composições (sintéticas, semissintéticas e minerais) devem operar em uniformidade química, como soluções puras. Se, ainda assim, o cliente não aceitar uma reposição completa, você precisa se certificar de que preencherá o reservatório com o mesmo fluido já utilizado, que apresente as mesmas especificações de viscosidade e composição.
Contaminação por água
Em geral, a água funciona como um diluente natural à maioria das composições químicas. Com isso em mente, torna-se fácil entender o motivo pelo qual esse líquido não pode entrar em contato com o óleo, que perde a concentração das suas qualidades lubrificantes e refrigerantes assim que diluído. Apesar disso, esse não é o único exemplo de desgaste causado pela contaminação por água.
Na realidade, tudo acontece como em um efeito cascata, já reparou? Primeiramente, a deterioração química do fluido prejudica a sua função sobre as peças, acelerando o desgaste dos componentes que passam a sofrer com os problemas característicos da falta de lubrificação, como o calor e o atrito. Depois, fenômenos como a oxidação e a corrosão passam a surgir nas galerias internas do motor, interferindo diretamente na vida útil das peças.
Simultaneamente a tudo isso, a presença de água sobre o óleo no reservatório pode gerar o acúmulo de espuma, prejudicando o controle térmico do fluido e possibilitando a última consequência: a cavitação. Ela é caracterizada pela formação de bolhas no líquido lubrificante, que aceleram ainda mais os processos de corrosão anteriormente descritos.
Contaminação por combustível adulterado
O abastecimento com combustíveis adulterados é um tema tão polêmico quanto delicado de se resolver. Com toda a sua experiência mecânica e a rotina na oficina, você já deve conhecer as consequências, em que o conjunto passa a sofrer com a ineficiência da solução abastecida, sobrecarregando o motor, aumentando a temperatura, danificando os componentes e prejudicando o consumo.
É exatamente por isso que você deve ter foco na conscientização para a resolução desse problema em longo prazo. Nesse tipo de situação, o profissional mecânico atua como um amigo professor, explicando didaticamente à sua clientela sobre os riscos inerentes ao abastecer em postos de combustível de origem duvidosa.
Essa prática se encaixa perfeitamente naquele ditado da sabedoria popular, que lembra das situações em que o barato pode sair caro. Nesse caso, vale reforçar ao cliente a importância de ignorar a tentação de preços muitos baixos — em vez disso, recorrer aos postos de bandeiras mais conhecidas, minimizando os riscos de adulteração na mistura e protegendo a vida útil do veículo.
Vazamentos
Em um sistema de lubrificação, são inúmeras as peças que podem apresentar uma vedação inadequada. Por isso, sempre recomendamos que você opte pelo caminho mais complexo e também mais preciso, removendo e desmontando todo o sistema para uma análise detalhada de cada um dos seus componentes.
Assim, você poderá verificar se existem rupturas e vazamentos nas mangueiras, nos filtros e no tanque. Nessa prática, você analisa a solução possível para cada uma dessas situações e avalia a possibilidade de reparo ou de sua substituição completa.
Entupimento de galerias
Por último e talvez mais agravante, temos a obstrução das galerias internas do motor. Esse é o tipo de situação que pode ser agravada por alguns dos problemas que já citamos neste post, como é o caso da troca do fluido lubrificante — afinal, como tudo na mecânica, as coisas acontecem por um motivo anterior.
Por exemplo, quando há um intervalo muito longo para a troca do óleo, esse fluido acaba acumulando impurezas em excesso. Com o tempo, essas sujeiras serão absorvidas pelo filtro, que ficará saturado rapidamente. Então, essa saturação dificulta o fluxo do lubrificante, eventualmente prejudicando as válvulas e, por fim, entupindo as galerias, causando danos que costumam acontecer ao interromper a lubrificação dos componentes internos.
O papel do lubrificante nos novos motores
O objetivo central da engenharia automotiva nos tempos modernos gira em torno da eficiência energética — e olha que nem estamos falando dos carros elétricos e híbridos, mas sim dos tradicionais modelos à combustão. Esse objetivo, por sua vez, é orientado por algumas metas básicas à produção dos veículos lançados no mercado, que devem ser muito econômicos e pouco poluentes.
Inclusive, essa segunda meta (poluição) é um parâmetro fundamental ao setor, tendo em vista que os veículos com baixas emissões e cilindradas recebem algumas isenções fiscais pontuais para sua produção, sendo alternativas mais vantajosas às montadoras no Brasil. Percebendo isso, entendemos que os lubrificantes são mais importantes do que nunca aos novos motores.
Afinal, tanto o baixo consumo de combustível quanto a pequena emissão de gases estão diretamente ligados à temperatura operacional dos motores. Nesse caso, os novos conjuntos mecânicos dependem de um fluxo constante de refrigeração para que funcionem sem sobrecarga, atritos, engasgos e aquecimentos — atingindo, assim, boas metas de consumo e emissão.
O diagnóstico de problemas no sistema de lubrificação
Agora que você recapitulou as principais situações e falhas nesse sistema, chega o momento de dar aquela calibrada nos conhecimentos para diagnosticar e reparar o problema no coração desse conjunto, destacando a bomba pressurizadora do óleo lubrificante. Vamos lá?
A realização de testes antes da substituição da bomba
Como você já sabe, nós temos um apreço pelo lema “faça uma única vez, mas bem-feito”. Por isso que sempre batemos na tecla dos diagnósticos completos, com o exame de várias peças e eliminação de hipóteses até encontrar as reais fontes dos problemas. Com a bomba não seria diferente, sendo fundamental testar sua capacidade de pressurização antes da troca.
Por conta disso, a substituição dessa peça deve passar por alguns checkups:
avaliar se a bomba gira livremente;
carregá-la com o mesmo fluido que será utilizado no motor, facilitando a formação do selo hidráulico;
com a instalação de um manômetro no sistema, analisar a pressão gerada pela bomba com o motor em funcionamento, inicialmente frio.
Os cuidados na troca do óleo
Causa central dos problemas no sistema de lubrificação, a seleção, o manuseio e a reposição do óleo têm papéis importantes na durabilidade do veículo. Para frisar esses cuidados, elaboramos uma lista com todos os pontos de atenção nesse tema. Veja só:
nunca misture os óleos de composições destoantes, como mineral, semi ou sintético. Prefira a substituição completa ou reposição parcial com o mesmo fluido já utilizado;
nunca ultrapasse o intervalo de troca por mais de mil quilômetros — uma recomendação importante ao seu cliente;
nunca utilize panos para limpar o resíduo da vareta de verificação, uma vez que tecidos podem contaminar o óleo com uma série de impurezas, que vão de fiapos a pedregulhos;
nunca utilize aditivos complementares ao óleo. Conte com bons produtos completos, que já tenham em sua composição todos os atributos necessários à lubrificação;
sempre sugira incisivamente a substituição do filtro junto a reposição do óleo, conscientizando o cliente sobre a importância de um sistema perfeitamente limpo para a durabilidade do veículo;
dedique atenção máxima à aplicação do fluido, evitando que o óleo derrame sobre o motor. Lembre-se de que esses respingos podem prejudicar as velas e demais componentes sensíveis a esse contato.
Uma dica essencial nesse momento: sempre utilize os melhores lubrificantes para os motores modernos! Diferentemente dos veículos antigos, os novos motores apostam muito na tecnologia de downsizing, que combina a redução do tamanho do motor a um sistema de turbo alimentação. Em consequência, gera maior pressão, eficiência energética e performance.
O custo passivo dessa tecnologia são condições operacionais mais exigentes, com motores que geram maior temperatura e pressão durante seu funcionamento. Por conta disso, é fundamental que esses veículos contem com fluidos lubrificantes capazes de aguentar as exigências desse motor, apresentando viscosidade e faixa de temperatura operacional compatíveis as que existem nesse conjunto. Para evitar problemas, confie na recomendação expressa pela montadora do veículo.
Os cuidados na aplicação da bomba de óleo
No sistema de lubrificação, tudo gira em torno da bomba de óleo. Por isso, é fundamental conhecer alguns detalhes básicos para evitar problemas durante a retirada e reposição do novo componente. Durando em torno de duas horas para sua substituição, o procedimento deverá atravessar as seguintes etapas:
acessar e abrir o bujão do óleo no motor;
deixar o recipiente escorrer por completo;
remover o cárter como o seu protetor;
retirar a antiga bomba;
instalar a nova peça;
preencher com o novo óleo;
instalar o manômetro na galeria do sistema
ligar o veículo, sem as velas até que a pressão do óleo esteja estabelecida, delique o motor e monte as velas
Agora com o motor funcionando avalie a notificação no painel e procure por vazamentos.
Utilize sempre os princípios da norma – ABNT – NBR 13032
Para além desse tutorial rápido, vale lembrar os pontos de destaque na substituição da peça, em que nós recomendamos que você sempre utilize as bombas com as mesmas especificações sugeridas pela fabricante do veículo, combinado? Além disso, também existe a importância de se utilizar componentes de alta qualidade e performance de uma fabricante com excelente reputação no segmento.
Afinal, as bombas são peças que operam sobre alta pressão e estresse, sendo fundamental conscientizar o seu cliente sobre a importância de priorizar a qualidade no lugar da economia de curto prazo. Mostre que, com isso, tanto o veículo quanto o bolso dele serão beneficiados.
Espaço moderno com infraestrutura aconchegante, preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com o conforto e a segurança que você merece.
Visite e conheça!
Dra. Flávia Freitas
CRM-44304
Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
Suor Excessivo ou Hiperidrose: Conheça os tratamentos disponíveis
A hiperidrose é o nome científico dado à condição da pessoa que transpira excessivamente. Leia e conheça os tratamentos mais indicados.
Mês das Mulheres: Boom de Colágeno
No mês das mulheres, as pacientes da Clínica Flávia Freitas presenteia as pacientes que buscam tratamentos estimuladores de colágeno.
Folia Beauty
No mês de carnaval, a Folia Beauty trás condições especiais para você cuidar da sua pele com tratamentos modernos e personalizados. Confira!
Mesoterapia: para que serve, como funciona, contraindicações e cuidados
A mesoterapia é um procedimento estético que não necessita de cirurgia, considerado muito eficaz no tratamento de diversos problemas. Leia!
Intradermoterapia: O que é, para que serve, indicações e benefícios.
A intradermoterapia é um procedimento minimamente invasivo e não cirúrgico, utilizado em tratamentos faciais, corporais e capilares. Leia!
Celulite: Descubra como prevenir e saiba quais são os melhores tratamentos
Leia para entender o que é, como se prevenir e quais são os principais tratamentos para celulite disponíveis atualmente.
Neste natal, doe alegria!
Nos ajude a tornar o natal das crianças mais feliz e receba um kit skincare ao doar um brinquedo!
Lipo Enzimática: O que é, como funciona, como é feita e cuidados.
A Lipo Enzimática consiste em um tratamento dermatológico que elimina gordura localizada através da injeção de enzimas; Leia.
Você na sua melhor versão, até o final do ano.
Protocolos com condições especiais para você aproveitar o mês de Novembro e se preparar para alcançar sua melhor versão até o final do ano.
Fios PDO: O que é, como funciona, indicações e benefícios
O uso de Fios PDO são muito utilizados na prevenção e combate de rugas, flacidez e perda de firmeza da pele. Leia e conheça os benefícios.
Nutricionista Online
Realize agora mesmo o seu plano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Realize agora mesmo o seuplano de Nutricionista Online com a Pratique Fitness e garanta melhores resultados no treino! Conquiste os 3 objetivos que ajudam você a atingir suas metas:
Alimentação adequada com o nosso plano com um Nutricionista Online para dar a energia que o seu corpo precisa;
Determinação para seguir firme na dieta em prol de atingir o objetivo que você especificou;
Foco no treino, aqui você sentirá os resultados e verá as mudanças no seu corpo com as técnicas corretas, aliado com a alimentação especializada para seu objetivo.
Aqui, tudo isso está disponível a um clique de você! Venha se tornar a melhor versão de si mesmo, através de um atendimento com um Nutricionista Online, onde você terá uma série de vantagens. Ainda com dúvidas? Relaxe, porque aqui na Pratique Fitness explicamos cada detalhe do nosso plano com um Nutricionista Online.
Durante todo programa você será assistido por Nutricionista esportivo especialista no seu objetivo. Consultas de 45 em 45 dias por meio de Vídeo Chamadas e funcionalidade no app com isso você nunca enjoa da sua dieta com um Nutricionista Online Com esse acompanhamento vamos ajudar você a Bater sua meta.
Avaliação mensal com exame de bioimpedância para que você e o nutricionista acompanhem os resultados.
O que é um acompanhamento com um Nutricionista Online
O acompanhamento nutricional é fundamental para potencializar os resultados, seja para perder peso ou/e ganhar massa magra e o nosso plano de acompanhamento nutricional é especializado exatamente no objetivo que você escolher, ele se destaca por:
Você fecha o plano e faz o exame de Bioimpedância, que analisará a sua composição corporal e indicará a quantidade aproximada de osso, músculo e gordura*;
Caso você não possa ir à academia, já que o exame é realizado lá, não há qualquer problema, pois nosso plano conta com nutricionista online, ou seja, você será atendido e orientado sobre o que fazer.
O acompanhamento nutricional é realizado pelo próprio aplicativo e você pode baixá-lo diretamente da sua loja de aplicativos. Sim! Não é preciso vir à academia ou fazer uma consulta, porque basta baixar o app e ser orientado.
Ficou curioso para saber o prazo entre as consultas com nutricionista online? O plano oferece atendimento a cada 45 dias e nesse período você pode:
Adaptar a sua dieta;
Sentir os resultados do treino;
Anotar as suas dúvidas;
Passar para o profissional na hora da consulta com nutricionista online.
O acompanhamento é realizado via videochamadas e você é totalmente livre para conversar com o profissional. Lembre-se de que se trata de um nutricionista esportivo e por isso o conhecimento técnico é voltado para essa área.
Plano com um Nutricionista Online
O que é nutrição esportiva?
Benefícios da nutrição esportiva
Professores Treinados e Qualificados
A Pratique Fitness conta com uma equipe de professores capacitados, prontos para te atender com o máximo de qualidade. Todos os membros da nossa equipe, passam por um criterioso processo para ingressar em nossas unidades. Além do mais, todos eles recebem treinamento recorrente, proporcionando a todos os alunos as últimas novidades e técnicas quando o assunto são exercícios físicos. Muito mais que equipamentos de exercício físico, a Pratique Fitness faz história ao proporcionar um ambiente voltado aos resultados e ao seu bem estar.
A ACADEMIA DO FUTURO ESTÁ AQUI
Com uma estrutura moderna e diferenciada, você faz sua matrícula com poucos cliques
Academia Pratique Fitness Matriz: Av. Saramenha, 1530 – Guarani – Belo Horizonte – MG – CEP 31840-220 Telefone: (31) 4141-1962.
ESTRUTURA COMPLETA
DESCUBRA POR QUE SOMOS A OPÇÃO NÚMERO 1
Localização
A Pratique tem tantas unidades em Minas gerais e Santa Catarina que é impossivel não ter uma bem próxima de voce!
Custo-benefício
São tantas as vantagens por um preço tão pequeno que o custo-benefício com a Pratique é difícil de bater.
Muita experiência
São quase 20 anos de trabalho , o que traz uma grande bagagem quando o assunto é atender bens os alunos.
Bioimpedância,
A Pratique é o futuro e a sua avaliação física não poderia ficar de fora. Você tem uma análise precisa e certeira.
Satisfação
O trabalho pesado feito pela equipe Pratique reflete diretamente em nossa taxa de aprovação e reclamações!
Muitas Modalidades
Saia da mesmice e monotonia e vem para a academia que tem todas as modalidades que você procura e precisa.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.