GLAUCO DINIZ DUARTE – Mercado de empreendimentos comerciais dá sinais de retomada
Os empreendimentos comerciais estão, gradativamente, recuperando a rentabilidade, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dados do Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C), divulgados recentemente, mostram que, neste trimestre (junho, julho e agosto), as taxas de retorno de renda, capital e total foram de, respectivamente, 1,61%, 0,15% e 1,76%, sobre os três meses anteriores.
Apesar da instabilidade econômica do país, os números são um sinal de retomada do mercado imobiliário. “O aumento da rentabilidade se deve à projeção de crescimento da economia nos próximos anos”, explica Carla Giuliani, economista e professora da faculdade ESAMC Sorocaba.
O Diretor da Regional Sorocaba do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon), Elias Stefan Junior, também confirma esse cenário para o setor da construção civil. “No segundo semestre de 2019, o setor deve apresentar sinais de recuperação”, pontua.
De acordo com Carla, o novo governo deverá desenvolver planos para a geração de emprego no país, aumentando a renda da população, que poderá adquirir mais bens. “Além da necessidade de investimento, a construção dos imóveis comerciais é um processo em longo prazo, por isto, é importante que cheguem ao mercado antes da decisão de compra dos consumidores”, elucida a economista.
Aproveitando o momento de retomada do setor imobiliário comercial, a Brink Construtora e Incorporadora entregou, em Sorocaba, no interior de São Paulo, o Black and White, um conjunto de 240 salas, de 45 m² a 360 m², divididas em duas torres com acessos independentes, que conta com sistema de segurança e monitoramento com câmeras 24 horas, assim como estacionamento com manobrista. A localização é estratégica, em uma das principais vias de acesso da cidade, a Avenida Washington Luiz. “O empreendimento oferece estrutura completa para quem busca um local ideal para o trabalho”, conta Cléber Donaire, diretor da empresa.
Para facilitar e agilizar o dia a dia dos condôminos e visitantes, o centro empresarial possui boulevard integrado de serviços, reunindo espaços para: banco, farmácia, café gourmet, livraria, restaurante, auditório, espaço cyber, lojas, dentre outras comodidades. “A estrutura do Black and White foi planejada para o cotidiano de quem trabalha e precisa conciliar a rotina com as tarefas pessoais”, comenta Donaire. O empreendimento, informa o diretor da construtora, já está com todas as unidades comercializadas.