GLAUCO DINIZ DUARTE Tudo o que você precisa saber antes de construir sua casa
Que tal ter uma casa exatamente do seu jeito, que atenda a todas as suas necessidades e que tenha a ver com o seu estilo de vida? O sonho é possível para quem topa encarar o desafio de construir uma casa do zero, mas, antes de se aventurar na construção de uma residência, é muito importante fazer a escolha certa do terreno, planejar todas as etapas da construção e contar com uma boa equipe para assessorar na obra.
Construir geralmente fica mais barato do que comprar um imóvel pronto. Levantar os recursos necessários, contratar profissionais, pesquisar terrenos, comprar materiais e acompanhar a obra são algumas das etapas para quem vai encarar o desafio de construir.
Para evitar riscos nessa hora, é sempre melhor ter um bom planejamento. Anote tudo e calcule todos os gastos que terá na construção, desde a contratação de profissionais até detalhes simples de acabamento, como rejuntes e tomadas. Dessa maneira, a construção e finalização da obra sairão realmente mais baratas do que se você fosse comprar um imóvel pronto.
Preparação para a construção
-
Terreno – Se você ainda não tem o terreno e está buscando um para sua construção, não escolha o espaço apenas pela localização e tamanho. Faça uma pesquisa sobre esse terreno antes de comprá-lo e certifique se ele está devidamente legalizado e em condições para a construção.
É importante ficar atento à inclinação do terreno, se ele é aclive ou declive. Os primeiros são áreas com um plano íngreme e inclinado para cima, em que a partir do início de sua frente, o solo sobe em direção ao fundo, ou seja, olhando a área de frente, se vê um morro. O segundo caso acontece quando a inclinação dele se apresenta abaixo do nível da rua, o solo desce em direção ao fundo.
Além disso, é importante verificar o tipo de solo. Por exemplo, solo arenoso não é recomendado para casas pesadas, com muitos pavimentos. Neste caso, seria necessário realizar uma troca de solo.
• Documentação necessária – Cada cidade tem seu regime de documento específico para construção de imóveis. E é extremamente importante que eles estejam em dias antes de iniciar a obra, uma vez que começar a construção sem ter o devido alvará de licença é ilegal.
No caso do Alphaville Urbanismo, é preciso aprovar o projeto na Associação dos Moradores. Para construir uma casa no residencial, é preciso também estar dentro das regras construtivas estabelecidas pelo grupo.
Para começar, é necessário ficar atento aos recuos – que são caracterizados pelas distâncias centrais, laterais e dos fundos que existem entre a edificação e a divisa do lote. No recuso central é proibido qualquer tipo de edificação, inclusive garagens para automóveis, para que o paisagismo seja privilegiado. Já no recuo dos fundos, é permitido a construção de uma piscina, por exemplo. Essas medidas garantem uma residência com conforto térmico e acústico, preservando a ventilação e iluminação solar.
Em relação ao gabarito de altura das residências, é permitido ter dois pavimentos acima do nível da rua, um térreo e um superior, além de permissão para subsolos.
As normas visam boas práticas em relação à construção das residências e, principalmente, para o benefício do conjunto urbanístico do residencial. Mas é importante destacar que as normas não afetam na livre escolha dos projetos arquitetônicos de cada casa.
• Planejamento – Assim como qualquer outro projeto de vida, a construção necessita de um planejamento. É imprescindível traçar tudo antes de iniciar a obra, desde os gastos com materiais e mão de obra, até os detalhes do acabamento.
Após analisar o tipo de terreno, e as regras de construção, é hora de desenhar o projeto. Para isso, é recomendado que se contrate um arquiteto. Para a construção, você vai precisar do trabalho de um engenheiro. É importante lembrar da parte elétrica e hidráulica da casa; desenhar uma planta baixa, com a divisão do espaço e dos cômodos; levar em consideração a posição dos quartos em relação à parte térmica e acústica e, claro, pensar na estética da casa.
• Orçamento – Este talvez seja o ponto mais importante. Se desde o início você souber o quanto poderá gastar, o projeto poderá ser adaptado ao seu bolso. Se o valor for alto, o arquiteto poderá elaborar um projeto mais caro. Se a reserva for limitada, o mesmo projeto deverá ser adaptado com materiais mais econômicos.
-
Lista de necessidades – A casa deve corresponder às necessidades de todos que a habitarão, levando em consideração desde os aspectos mais urgentes até aqueles que irão surgir ao longo do tempo. É muito importante elaborar essa lista ao lado de um profissional habilitado, pois ele irá observar o que pode ser prático e útil.
• Mão de obra – Por mais repetitivo que pareça, contratar mão de obra qualificada é fundamental. Economizar nessa hora não vale a pena. Além de garantir que sua residência ficará do jeito que você deseja, os profissionais também irão evitar imprevistos futuros.
• Materiais – O preço dos materiais de construção pode variar muito, ainda mais se for comprado em grandes quantidades. Por isso, é importante fazer um levantamento do valor de cada produto em várias lojas, verificando também as condições de pagamento de cada uma delas.