GLAUCO DINIZ DUARTE Conheça as principais tendências de negócio, decoração e tecnologia para o setor de casa & construção
A internet e o uso de smartphones mudaram de maneira significativa o comportamento dos consumidores nas últimas décadas. Quem oferece produtos ou serviços online precisa estar constantemente atualizado para entender qual a melhor forma para conquistar clientes por meio das plataformas digitais. Mais da metade (53%) dos brasileiros pesquisa produtos online, enquanto 61% levam em consideração avaliações e comentários publicados em redes sociais, aponta pesquisa sobre hábitos de consumo publicada no ano passado pela Digitalks.
Para empreendedores que atuam no segmento de Casa e Construção que querem conhecer em detalhes o perfil dos consumidores e as novas tendências no varejo e experiência do cliente, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae produziu um relatório de inteligência com alguns dos mais recentes estudos do setor.
O levantamento “Perfil dos brasileiros interessados em casa e construção” (2017) mostra, por exemplo, que as mulheres (74%) casadas (83%) e com idade entre 35 e 59 anos (46%) são as principais consumidoras online deste mercado. Entre as principais áreas de interesse delas estão arquitetura, móveis, decoração e jardinagem. Já os produtos mais procurados por este grupo são móveis para dormitório e quarto infantil, climatizadores, utensílios domésticos e eletroportáteis. Os móveis lideram as buscas nas lojas físicas, mas os objetos de decoração têm grande demanda no e-commerce.
Tendências de negócios
Um dos destaques do relatório de inteligência do SIS Sebrae para empresários que atuam neste mercado é a tendência das lojas 4-D, uma espécie de consultoria que transforma em apenas quatro dias o design, a disposição de produtos e o fluxo interno das lojas de casa e construção para melhorar a experiência do cliente – por meio de antenas wi-fi, é possível mapear o movimento de pessoas dentro do ambiente ou em frente às vitrines e assim adequar a loja ao comportamento dos usuários.
O do it yourself (faça você mesmo) também está chegando ao setor de Casa & Construção, especialmente na comercialização de produtos e materiais que permitam alguma customização ou montagem pelo próprio cliente – algumas lojas também abrem espaço para cursos a interessados neste movimento.
Tendências de design, arquitetura e decoração
Os espaços residenciais estão cada vez mais otimizados em função do preço elevado dos imóveis. Por isso, é preciso criatividade para criar ambientes que sejam ao mesmo tempo charmosos, agradáveis e confortáveis. Os espaços integrados, antes limitados à cozinha e sala de jantar, hoje acabam unindo a área de estar da família com os ambientes para receber visitas. A cozinha acaba se tornando um dos espaços mais valorizados da casa, o que leva os consumidores a investir mais em arquitetura, decoração, móveis e aparelhos domésticos que criem um ar de cozinha de bistrô – aberta, com móveis sob medida, fogão cooktop, fornos de embutir, coifa depuradora e adega climatizada, além de lâmpadas potentes para a área de preparo dos alimentos.
Tendências de tecnologia
No Brasil, existem startups para desenvolvimento de impressão 3-D para a construção civil. A InovaHouse3D, formada por estudantes da Universidade de Brasília, é um exemplo. Segundo a empresa, é possível construir casas de 50 m2 por menos de $ 30 mil. O uso de aplicativos no setor de construção civil também está em alta, auxiliando no monitoramento de mudanças nas plantas, no acompanhamento da escala de funcionários, na comunicação no canteiro de obras e na gestão dos projetos.