GLAUCO DINIZ DUARTE Grandes imóveis, como casas e apartamentos, tendência ou passado?
Casa ou apartamento grande era comum antigamente, mas parece que surgem os imóveis estão reduzindo. Será que imóveis grandes coisa do passado ou existe ainda esta tendência?
Geralmente os imóveis mais antigos têm como características o tamanho de seus cômodos e consequentemente o tamanho final do imóvel. É comum encontrarmos casas e apartamentos mais antigos com tamanhos bastante grandes, isto acontecia pelo fato de não haver antigamente o problema que temos hoje da limitação de espaço para a construção civil, também colaborava com este fato a ideia de que é necessário bastante espaço para se viver bem e acomodar os móveis que não eram tão compactos como o que temos hoje. Mas será que os imóveis grandes como as casas ou apartamentos de antigamente ainda continuam como tendência ou será que isto é coisa do passado?
Tendência
A julgar pelos lançamentos imobiliários que tenho visto recentemente é possível acreditar que existe uma tendência de imóveis cada vez menores, especialmente no caso de apartamentos que tem ficado bastante compacto nos últimos anos. Recentemente fiquei bastante impressionado com a notícia do lançamento de um empreendimento em São Paulo com apartamentos de apenas 19 metros quadrados. Embora este seja um caso bastante extremo, ele não é um único exemplo de redução do tamanho dos imóveis. Os empreendimentos de casas também tem seguido essa mesma linha e visando ocupar bem os poucos espaços bons que existe para construção, as construtoras têm oferecido imóveis relativamente pequenos.
Imóveis grandes
Mas os imóveis grandes como casa e apartamentos não são necessariamente coisa do passado, as pessoas ainda continua fazendo imóveis grandes, mas isto se aplica a pessoas com poder aquisitivo pouco maior. O problema da redução do tamanho das casas e apartamentos novos e também por uma questão de limitação econômica já que o custo da construção civil tem aumento muito e com isso quanto maior a casa, mais cara ela será e consequentemente menor será o público que terá condições de comprar. Quando falamos que é uma tendência a redução do tamanho dos imóveis, estamos também afirmando que as pessoas com poder aquisitivo mais baixo estão comprando mais imóveis e consequentemente há uma demanda maior por esse tipo de empreendimento.