Energia fotovoltaica é viável – Glauco Diniz Duarte
Que a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, e que traz enormes benefícios ao meio ambiente todo mundo já sabe. Mas será que a energia fotovoltaica é viável?
Através deste post você entenderá como esta tecnologia pode influenciar positivamente na sua vida, no meio ambiente, e principalmente, no seu bolso!
ENERGIA FOTOVOLTAICA É VIÁVEL?
A resposta é simples, SIM!
A geração de energia elétrica no Brasil é concentrada atualmente, em sistemas hidrelétricos. Um sistema altamente dependente das condições climáticas.
Tal instabilidade no fornecimento da energia, pode ter como consequência aumentos repentinos na conta de luz. Como no ano de 2005, quando aconteceu uma crise hídrica em algumas partes do país.
E isso sem contar os aumentos inflacionários que as contas de energia elétrica sofrem a cada ano.
Mas quando falamos de geração de energia elétrica através de sistemas solares, a história é outra.
O sol é uma fonte de geração de eletricidade infinita e inesgotável. E no Brasil temos um índice de insolação superior a 3.000 horas por ano.
Ou seja, temos muito potencial para a energia solar fotovoltaica em nosso país!
Mas é claro, existem outros fatores que também influenciam na escolha por este método de geração de energia renovável.
RETORNO DO INVESTIMENTO
Retorno do investimento é de 5 à 10 anos
A energia solar fotovoltaica funciona com a instalação de um conjunto de painéis solares que captam a energia do Sol. E que normalmente são colocados nos telhados de casas e empresas.
Estes painéis permitem que o consumidor utilize o Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Um sistema que gera créditos que são abatidos da sua conta de energia, e que foi regulamentado em 2013 pela ANEEL, através da Norma Resolutiva 482/2012.
Através destes créditos, sua conta de energia pode ser reduzida em até 95%! E você ainda se vê livre da inflação energética.
Com retorno de investimento em cerca de 5 à 10 anos, e com equipamentos que possuem vida útil por mais de 25 anos, os ganhos com a instalação de um sistema solar fotovoltaico são evidentes.
SOLARIMETRIA
Disponibilidade de radiação alta
Embora o Brasil tenha em média um índice de insolação superior a 3.000 horas por ano, pode haver variação de disponibilidade solar, dependendo da região.
Mas em média, a disponibilidade de radiação em nosso país é bem alta. O que permite que a energia seja gerada durante o dia, e utilizada sem maiores problemas no período da noite.
ÁREA PARA INSTALAÇÃO
Placas podem ser instaladas no solo e em telhados
O sistema fotovoltaico normalmente é instalado em telhados de residências que tenham uma área mínima de 10m2 até 80m2. E de empresas que tenham uma área mínima de 40m2, podendo variar até milhares de m2, dependendo apenas da quantidade de carga energética que se necessita gerar.
A instalação de sistemas em solo também pode ser realizada, e costuma ser muito mais fácil. Mas requer estruturas robustas e a disponibilização de áreas abertas.
Independente de onde as placas solares forem instaladas, elas estarão sempre orientadas ao norte, já que estamos no hemisfério sul do planeta.
PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL
Instalação de placas solares agrega valor ao patrimônio
Vai precisar se mudar? Não se preocupe, as placas fotovoltaicas agregam valor ao seu imóvel!
O jornal New York Times divulgou uma pesquisa realizada em 23 mil imóveis de 8 estados americanos, e constatou que todos os imóveis que haviam adquirido um sistema solar fotovoltaico, valorizaram pelo menos US$ 15 mil em comparação a outros imóveis de categorias semelhantes.
No Brasil não seria diferente. Aliás, quem não quer economizar todo mês?
MANUTENÇÃO
Manutenção mínima e controle via App
Não são necessárias grandes manutenções após a instalação da tecnologia de energia solar. A manutenção é mínima, e os painéis funcionarão por mais de 25 anos.
Além disso, com a Ideal Energia Solar, você terá toda a gestão do seu sistema em tempo real via app e web. E poderá monitorar toda sua geração de energia, consumo e até redução de emissão de CO2 na atmosfera.
MEIO AMBIENTE
Método renovável e não poluente
A geração de energia solar não polui durante o seu uso, e a fabricação de seus equipamentos tem índice de poluição totalmente controláveis.
Ou seja, para quem busca estar em sintonia com a sustentabilidade, a energia fotovoltaica é uma ótima escolha.
Voltamos à pergunta inicial: Aenergia fotovoltaica é viável? Sim! E de acordo com a ANEEL, cada vez mais consumidores têm notado as vantagens de adquirir este sistema.
Estima-se que até 2024, mais de 1,2 milhões de comércios e residências optarão por produzirem sua própria energia.