Glauco Diniz Duarte Tbic – porque utilizar energia fotovoltaica
Hoje em dia, as inovações já fazem parte do cotidiano. E isso vale também para o campo. Já não existe mais aquela época em que as propriedades rurais eram palco somente de coisas antigas. Isso deu lugar à modernidade, com o uso da tecnologia para produção de alimentos e de eletricidade. Você já conhece a energia solar rural?
Neste post, vamos explicar para você como é possível gerar energia no campo e quais são os benefícios dessa prática. Confira!
COMO FUNCIONA A CAPTAÇÃO E CONVERSÃO DA ENERGIA SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA?
A primeira etapa consiste na instalação dos painéis solares. Isso pode ser feito no telhado de um imóvel ou em qualquer outra parte do terreno. Essas placas fotovoltaicas serão responsáveis por captar e converter a luz solar em eletricidade.
A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é transportada para um inversor fotovoltaico, que fará a conversão da luz elétrica para o padrão que a propriedade necessita. Caso a produção seja maior do que o consumo, o excedente será injetado de volta na rede da concessionária local, no caso de sistemas On-Grid, ou será armazenado pelas baterias do sistema Off-Grid.
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A CAPTAÇÃO DE ENERGIA SOLAR?
Vejamos agora quais são os principais equipamentos que formam um kit de energia solar.
PAINÉIS SOLARES
É o conjunto de placas usadas para captação e conversão da luz do sol em eletricidade. Também chamados de módulos fotovoltaicos, os painéis solares produzem energia por meio das células fotovoltaicas que o formam. Portanto, quanto maior for o número dessas células em um módulo, mais energia elétrica ele será capaz de gerar.
INVERSORES GRID TIE
É o tipo de inversor instalado somente em sistemas de energia solar que são conectados à rede elétrica (On-Grid). O inversor grid tie realiza a conversão da energia produzida pelas placas fotovoltaicas de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).
RELÓGIO BIDIRECIONAL
O relógio bidirecional faz a medição da energia gasta pela propriedade. Ele também tem a função de indicar quanta energia o sistema fotovoltaico injetou na rede da concessionária como excedente.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR RURAL?
Um grande entrave na zona rural é conseguir ser abastecido por uma quantidade de eletricidade que seja suficiente para suprir suas necessidades. No modo convencional, as propriedades precisam ter uma ligação direta com a distribuidora da região. Já com a energia solar rural, os próprios agricultores produzem sua energia elétrica, o que traz independência e autonomia para esses profissionais.
Além disso, a geração de energia por meio da irradiação solar representa uma grande economia na fatura de luz, visto que o meio rural tem como característica um alto consumo energético. Outro benefício no uso dessa fonte limpa e renovável de energia é a preservação do nosso ecossistema.
COMO ESCOLHER UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM ENERGIA SOLAR RURAL?
É preciso ter alguns cuidados na contratação de uma empresa especializada em energia solar. Pesquise se o fornecedor tem experiência em projetos desse tipo, se ele te oferece equipamentos de qualidade e com garantias e se conta com um suporte técnico adequado. Também vale a pena fazer uma busca na internet para saber o que os clientes dessa empresa têm a falar sobre ela.
Neste post, contamos para você como funciona a energia solar rural. Com essas informações, fica muito mais fácil economizar, preservar o meio ambiente e ter independência na geração de eletricidade.