Glauco Diniz Duarte Tbic – o que é energia solar resumo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia proveniente desta grande estrela o sol, é responsável, entre inúmeras funções, pelo clima no planeta e por todos os fenômenos meteorológicos.
Nós, seres humanos, precisamos da luz solar, fonte de ativação da vitamina D, para o fortalecimento dos ossos e também para gerar energia, pois a falta dessa vitamina pode nos trazer vários males, como a depressão. Isso sem falar na produção de alimentos na agricultura, que depende diretamente da energia solar.
A Energia Solar e o Meio Ambiente:
E abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema.
A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
Existem diferentes tipos de Energia Solar entre eles:
Energia Solar Natural;
Trata-se da energia eletromagnética que utiliza a luz e o calor do sol como fonte, mais especificamente a radiação solar. Fonte sustentável e renovável, a energia gerada pela radiação solar pode ser aproveitada de várias formas e por meio de diferentes tecnologias.
Energia Solar Fotovoltaica;
A energia fotovoltaica é uma tecnologia de geração que utiliza placas fotovoltaicas, que são produzidas por materiais semicondutores, como o silício cristalino, e cada uma delas possui várias células solares constituídas por elétrons, para a transformação da radiação solar em eletricidade, sendo uma ótima fonte de economia na conta mensal de energia, podem ser instaladas nos telhados, nas fachadas e até no solo.
Aquecimento Solar (energia térmica);
Transforma a radiação em energia térmica, que é utilizada no aquecimento da água, a conversão da radiação solar em energia térmica também é feita por meio de painéis solares (ou coletores), produzidas em cobre ou alumínio, a superfície dos painéis geralmente é pintada de cor escura para absorver uma maior radiação solar, transformando-a em calor.
Energia solar concentrada (energia heliotérmica);
Trata-se do sistema que acumula o calor proveniente dos raios solares, concentrando-o num único ponto (receptor), para que o calor fique concentrado, geralmente são usados espelhos (os concentradores) para focar a energia no ponto específico que pode ser um tubo a vácuo ou o topo de uma torre, por exemplo.
Na energia solar concentrada, o calor do Sol é absorvido e armazenado, depois, é transformado em energia mecânica para, então, se tornar eletricidade, para essa finalidade, utiliza-se o receptor, chamado de Fluido Térmico, que armazena um líquido aquecido pelo calor do sol, gerando vapor, esse vapor, por fim, movimenta uma turbina e aciona um gerador produzindo a energia elétrica.
Vantagens da energia solar:
A energia solar não polui durante seu uso, a poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Desvantagens da Energia Solar:
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica, além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.