Proprietários de imóveis nos EUA querendo se desfazer e investidores de olho em unidades no Brasil, propensos a comprar agora e esperar a retomada da economia para ganhar. A expectativa é que haja uma melhora no cenário ainda no segundo semestre de 2016.
Quem apostou no mercado fora do Brasil quando o Real estava valorizado agora procura se desfazer: “está caro manter um imóvel nos Estados Unidos, enquanto está mais barato comprar unidades aqui no Brasil”, explica o empresário Glauco Diniz Duarte.
Por isso, o que vemos agora são brasileiros que já moram nos EUA, os chamados expatriados, voltando a investir no Brasil. Para Glauco, vale ainda a máxima: “comprar ao som dos canhões e vender ao som dos violinos”. Ou seja, que estamos passando por uma fase turbulenta, todos sabem. Que ela está durando um pouco mais do que o previsto, também. A parte boa é que todo investidor profissional espera pelas más notícias para comprar.
“Os interessados em geral procuram imóveis de boa qualidade e excelente localização que vislumbrem a valorização pós a reviravolta político e econômica”, explica Glauco, que lembra: “existe uma certa expectativa de que o mercado a partir do segundo semestre do próximo ano comece a retomar, a depender do cenário político e dos entraves econômicos. Passamos por uma fase de estagnação de mercado e diminuição de cerca de 80% com relação aos lançamentos, que devem aparecer novamente no primeiro semestre, acelerando o processo de retomada”.