Glauco Diniz Duarte Tbic – como dimensionar placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, há muitas décadas, o mundo tem discutido e implementado medidas as quais combatam as crescentes ameaças ambientais. A ideia do ecologicamente correto tornou-se uma forte tendência de mercado, contribuindo para que empresas que investem em projetos sustentáveis tornem-se mais economicamente atrativas.
Em meio a este contexto, a energia oriunda da irradiação solar tem sido umas das mais estudadas. Consequentemente, o aperfeiçoamento das tecnologias responsáveis por captar tal energia fizeram com que placas fotovoltaicas sejam um potente recurso de otimização do rendimento da empresa.
Como detecto a necessidade de um sistema fotovoltaico na minha empresa?
A simples análise de suas contas pode indicar se sua empresa se beneficiaria com tais painéis. Olhe para os números, e veja se o corte de mais de 80% dos seus gastos com energia elétrica contribuiria para o crescimento de seu empreendimento. A verdade é que isso não só é possível como também factível.
O nível de consumo de qualquer estabelecimento é o carro-chefe de qualquer instalação de placas fotovoltaicas. A partir de seu histórico de utilização energética, mediremos a dimensão de todo o projeto que, por sua vez, indicará ao cliente quanto sua própria geração de energia elétrica abaterá de seus gastos. Se você concorda que sua empresa consome muita energia, mostraremos nesse post que quanto maior sua conta de luz, maior é a oportunidade de crescimento de seu rendimento anual.
Como funciona esse sistema?
A análise e estudo climatológico da região de sua empresa nos diz o quanto há de incidência solar, informação que, quando aliada ao modelo de painel fotovoltaico utilizado, nos mostra o potencial de geração energética do projeto. O cálculo de quanto pode ser gerado e quanto é consumido baseia-se no ciclo de 12 meses, o que nos dá a média mensal de rendimento de todo o sistema.
Tendo em vista, estatisticamente, o resultado de instalação de placas fotovoltaicas, é seguro dizer que esse rendimento pode chegar até 80%, ou seja, o cliente pode pagar somente 20% do que ele gastaria antes da implementação dos painéis fotovoltaicos. Além disso, a economia gerada por esse sistema faz com que, em média, após 3 anos a execução do projeto, o cliente reveja todo o valor por ele investido a princípio (payback).
Mas, afinal, se o projeto for muito grande, ele renderá menos? Demorarei mais tempo para reaver meu investimento?
Surpreendentemente, quanto maior a dimensão do sistema fotovoltaico, maior é sua capacidade de economia. Veja bem:
Existe um valor imutável que a concessionaria cobra em sua conta mensal de eletricidade, relativo ao uso de toda a rede elétrica (postes, fios, iluminação pública etc.). Contudo, esse valor, na maioria das vezes, não varia de acordo com o tamanho do edifício, ou com seu consumo diário. Dessa forma, menor será a parcela relativa desta taxa quanto maior for seu consumo energético, fazendo com que seu rendimento seja ainda mais significativo e, por conseguinte, que o cliente receba o ressarcimento ainda mais cedo.
O tamanho dos painéis pode ser da dimensão que eu desejar?
Enquanto uma empresa de engenharia elétrica, sempre ofereceremos a proposta que melhor relaciona todas as variáveis de modo a projetor o sistema mais eficiente e rentável possível, de acordo com a viabilidade do cliente.
Assim, não necessariamente o projeto tem de utilizar o máximo de espaço possível para instalação dos painéis e assim gerar a maior potência alcançável. Independentemente da quantidade de placas instaladas, a energia captada do sistema resultará no abatimento de um valor na conta de luz, seja ele o mais alto possível ou o mais viável para o cliente no momento.