Glauco Diniz Duarte Tbic – o que significa energia renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muitas vezes, a utilização do termo renovável faz com que as pessoas só pensem em vantagens. Entretanto, vale ressaltar que também existem desvantagens a serem consideradas. Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens das energias renováveis? Então confira agora mesmo nossa seleção de prós e contras.
Fontes de energia renováveis
Primeiramente, vamos entender que a principal característica da energia renovável é que sua fonte são recursos reabastecidos pela natureza muito rapidamente.
Alguns exemplos de fontes de energia renováveis são a água, o calor do interior da Terra, a luz do sol e o vento.
Devido às demandas do meio ambiente e até pela melhor da economia mundial, as novas apontam tendências apontam para um futuro pautado pela energia renovável. Isso torna cada vez mais necessário o entendimento desse tipo de fonte energética.
Dessa forma, separamos algumas vantagens e desvantagens das energias renováveis. Veja abaixo:
Vantagens das energias renováveis
Em contraste com o que ocorre com outras fontes tradicionais de energia — como o carvão, o petróleo ou o gás natural, as fontes de energias renováveis contribuem para a redução da dependência dos combustíveis fósseis, recursos sujeitos a muitas variáveis de instabilidade.
Não por acaso, as regiões detentoras de recursos não renováveis normalmente são locais de conflitos constantes. Eventualmente, isso acaba interferindo no custo dessa energia para governos, empresas e, consequentemente, consumidores. Dessa forma, pode-se afirmar que a energia renovável é muito mais democrática.
Outra vantagem das energias renováveis está na contribuição para evitar o aquecimento global, fenômeno climático provocado pela retenção de calor acima do normal na superfície terrestre e nos oceanos.
As consequências do aquecimento global podem ser catastróficas para o ecossistema, resultando em extinção de flora e fauna, secas, enchentes e interferência na agricultura.
Considerando que uma das maiores causas do aquecimento global é a utilização de combustíveis fósseis, a preferência por energia renovável ajuda a reduzir os impactos da produção no meio ambiente, visto que ela diminui a polução e emissão de gases tóxicos.
Como resultado, muitos defensores da energia renovável garantem que a implantação de sistemas renováveis pode aumentar a geração de empregos.
Desvantagens das energias renováveis
Fontes de energias renováveis originárias a partir do vento, da água e da luz solar, recursos disponíveis em quase todas as partes do globo terrestre, têm basicamente um grande inconveniente: estão sujeitas à imprevisibilidade da natureza.
Como resultado, quando há pouca incidência de luz solar, ou vento, ou ainda quando as reservas das hidrelétricas passam por uma estiagem, não há como produzir energia.
Inegavelmente, as mudanças climáticas estão cada vez mais atuantes. Assim, o risco de diminuição da produção de energia de fontes renováveis pode comprometer o abastecimento da população.
Outro ponto importante é que, hoje em dia, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis. Ou seja, para fornecer energia suficiente para o consumo da população atual, seria necessário a criação de um grande número de usinas de energia renovável.
Por consequência, surge outra desvantagem: o custo de investimento inicial. O uso de recursos renováveis exige um grande estudo de impacto ambiental e, em casos como de hidrelétricas, a própria construção das instalações pode tornar a produção de energia renovável onerosa.